O portal e-Cidadania, do Senado Federal, abriu consulta pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que sugere a antecipação das eleições presidenciais para outubro deste ano, juntamente com as eleições municipais.
Qualquer pessoa pode participar votando no que considera ideal para o futuro do país. Até a manhã desta quinta-feira (8) foram registrados mais de 199 mil votos a favor e pouco mais de 16 mil votos contrários. O texto completo do PEC está disponível na página da votação.
A PEC de Novas Eleições foi proposta pelo senador Walter Pinheiro (sem partido – BA) e um conjunto de outros senadores que se declaram independentes ante a questão do impeachment. Estes senadores defendem que o impeachment não é a solução e, para ter credibilidade, um novo governo deveria ser eleito.
De acordo com a PEC, se o número de votos em favor da realização de novas eleições imediatas for igual ou superior à maioria dos votos válidos, o TSE convocará o novo sufrágio para 30 dias após a proclamação do resultado do plebiscito.
Fontes: Hypeness e O Dia