Senado pergunta: você é a favor ou contra a regularização do aborto pelo SUS?

Por: Elissandro Sutil

19/09/2016 - 10:09

Se você está cansado de ver os outros decidirem sobre questões importantes, então é hora de agir. O Senado está com uma consulta pública aberta sobre a regularização do aborto no SUS e qualquer pessoa pode votar através do site da instituição.

A proposta questiona especificamente sobre “regular a interrupção voluntária da gravidez, dentro das doze primeiras semanas de gestação, pelo Sistema Único de Saúde”. Para fazer sua parte, basta ser cadastrado no portal e-cidadania, o que pode ser feito rapidamente usando sua conta do Facebook ou do Google. Até o momento, são mais de 200 mil votos a favor da regularização, contra pouco mais de 18o mil votos contrários.

Mesmo assim, não há garantia de que o resultado da consulta pública seja acatado pelo Senado, embora alguns senadores indecisos possam embasar sua opinião sobre o assunto de acordo com a maioria. “A votação proporcionada pela consulta pública não vincula votos ou opiniões dos senadores. Ela tem o propósito de sinalizar a opinião do público que participou da consulta, de modo a contribuir com a formação de opinião de cada senador.“, informa o site da ferramenta.

Fonte: Hypeness
Foto: Divulgação