Semana Nacional de Museus: confira a programação especial que vai rolar em Jaraguá e região

Por: Elissandro Sutil

16/05/2016 - 09:05 - Atualizada em: 16/05/2016 - 14:05

Quem vai ao museu nesta semana? Cidades de todo o Brasil dedicam uma programação especial para comemorar o Dia Internacional de Museus através da 14ª Semana Nacional de Museus.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa conta com a participação de quatro museus jaraguaenses e do museu de Corupá, além de outras mais de 1,2 mil instituições pelo país.

Veja a programação dos museus de Jaraguá do Sul e região 🙂

Museu Emílio da Silva

O local preparou uma exposição temporária com os alunos do Colégio Marista São Luís. No dia 17, ocorre a mesa-redonda “Museus – Paisagem Cultural do Rio da Luz”, com o seguinte as palestras: “A importância da preservação como parte da memória cultural de um povo”, com a historiadora Silvia Kita, “Núcleo colonial Rio da Luz, um espaço de memória, resgate e sustentabilidade”, com Lidia Mattedi Pacheco, “Paisagem Cultural dos Roteiros Nacionais de Imigração e, mais especificamente, do Rio da Luz”, com Dalmo Vieira Filho, arquiteto e integrante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, e “Ações de planejamento urbano para o Rio da Luz”, com Juliana Reu Junqueira, gerente de Integração da Política Urbana e Ambiental do Instituto Jourdan. No encerramento, sábado (21), haverá apresentações folclóricas na Praça Ângelo Piazera.

Museu Wolfgang Weege

Os colaboradores do Grupo Malwee participaram de um concurso fotográfico com o tema “#MeuOlharParqueMalwee”. Dez fotos foram selecionadas e compõem a exposição que pode ser visitada do dia 15 a 22. O horário de visitação é das 10h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3376-0114.

Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner

A fim de recontar as mudanças na paisagem cultural do local, o museu recebe a exposição fotográfica “Seminário de Corupá: O ontem e hoje de uma Paisagem Cultural”. Ela é formada por cerca de 50 fotos, do acervo próprio, que evidenciam modificações das paisagens do Seminário de Corupá desde a década de 1930 até os anos 2000. A visitação durante a semana deve ser agendada através do telefone 3375-1194 e aos domingos o local está aberto das 12h30 às 17 horas.

Museu da Paz

Alunos de Jaraguá do Sul e Corupá fizeram pesquisas com relação às paisagens culturais relacionadas ao Museu, expedicionários e monumentos, e os resultados serão mostrados em três etapas: mostra de trabalhos, mesa-redonda e comunicações orais. A mostra tem abertura programada para segunda-feira (16). Na quarta (18), a mostra estará em frente ao Museu da Paz e contará com a monitoria dos alunos. As apresentações ocorrem das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. Já na quinta (19), ocorre a mesa-redonda do seminário “Museu da Paz e suas Paisagens Culturais”, em dois turnos, com participação dos professores. As escolas interessadas devem agendar a participação até segunda-feira (16) pelo telefone 2106-8719.

Museu WEG

Os jaraguaenses poderão conhecer um pouco mais sobre a herança cultural de Jaraguá do Sul, nesta semana. Em comemoração à 14ª Semana Nacional de Museus, o Museu WEG de Ciência e Tecnologia preparou uma programação especial para os visitantes.

Entre os dias 17 e 20 de maio, seguindo o tema “Museus e Paisagens Culturais”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), será lançada a ação educativa “Histórias e Culturas de Jaraguá do Sul”. A história será contada de uma forma interativa envolvendo maquete, jogo de cartas e jogo de tabuleiro.

O museu estará aberto ao público, mas a ação educativa será direcionada aos estudantes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental. Para participar as escolas devem fazer o agendamento pelo site do Museu, na parte de agendamentos.

Ficou curioso e quer fazer uma visitar ao museu? O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h.

Fontes: Heloísa Jahn/OCP Online e Museu Weg
Foto: Divulgação Museu Weg