A Semana da Imigração Alemã no Brasil começa neste sábado (20), em Blumenau, com o objetivo de resgatar os feitos, hábitos e costumes dos imigrantes alemães na região. Ao longo de dez dias, a população terá acesso a uma programação especial que inclui apresentações folclóricas, Rota de Lazer, shows, exposições, exibição de filmes e Parque da Leitura bilíngue.

As atividades voltadas para o público adulto e infantil ocorrem na Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Mausoléu Dr. Blumenau, Centro Cultural 25 de Julho e em outros pontos da cidade.

A abertura oficial está marcada para as 20h de sábado, com um jantar dançante comemorativo aos 110 anos do coro Männerchor Liederkranz e aos 10 anos do show Alte Kameraden Treff, o Encontro dos Velhos Camaradas. O evento será realizado no Centro Cultural 25 de Julho. Os ingressos estão à venda na secretaria do clube por R$ 60 (sócios) e R$ 80 (não sócios).

Foto Sérgio Antonello/Fundação Cultural de Blumenau

Antes disso, às 9h, a Fundação Cultural promove, em parceria com a academia GSM Personal & Fitness, um treino funcional em frente aos principais museus do Centro Histórico da cidade. A iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar e a cultura de forma inusitada e dinâmica. As vagas são gratuitas, mas limitadas. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 99124-9191.

Na ocasião, além da atividade física, os participantes terão acesso a informações sobre os espaços que guardam a memória de Blumenau. No final da ação, haverá água e uma mesa de frutas no final.

Rota de Lazer

No domingo (21), o Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt volta à Rota do Lazer. A apresentação ocorre a partir das 10h, na rua XV de Novembro, altura do número 693 (Café Paris/agência do Banrisul), e vai contar com reverência especial à tradição germânica.

Fundado em 2 de junho de 1996, o grupo conta com 70 integrantes, divididos nas categorias infantil, juvenil e adulto. Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt significa "Grupo de Danças e Entretenimentos Cidade Jardim", uma clara homenagem a Blumenau.

A programação especial segue até o dia 30 de julho e pode ser conferida no site.

Quer receber as notícias no WhatsApp?