A dança dá um tempo na agenda depois da overdose de emoções provocada pelo Festival de Joinville. O calendário de eventos, porém, não alivia, com boas opções em música e cinema - em dois casos específicos, até unindo ambos no mesmo espaço.

Tem gente lançando disco, discutindo temas atuais, vendendo vinil, abrindo exposição, contando piadas... Enfim, é passar a chave na porta e correr para o abraço.

1 - Diálogos Urgentes de Cinema

O projeto do Sesc apresenta o documentário “Chega de Fiu Fiu”, das diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão. É o retrato do dia a dia de três mulheres com vidas distintas, mostrando como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano.

Dessa forma, as diretoras ouvem especialistas para discutir o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: será que as cidades foram feitas para as mulheres? Um debate se seguirá à sessão.

Quando: terça (31), às 19h, no Sesc de Joinville.

2 - O Mundo Mágico do Cinema

O coral infantojuvenil da Escola de Música Arte Maior leva o público para uma aventura pelas produções cinematográficas por meio das trilhas sonoras.

No repertório, músicas de filmes como “A Bela e a Fera”, “Cinderela”, “Pinóquio”, “101 Dálmatas”, “Frozen”, “O Mágico de Oz”, “A Noviça Rebelde”, “O Rei Leão”, “Os Minions” e vários outros.

Quando: quinta (2), às 19h, no Shopping Mueller.

3 - Diálogos Musicais

Em mais um bate-papo informal promovido pela Escola Arte Maior, o jornalista Marcus Carvalheiro debaterá questões relacionadas ao heavy metal e suas relações com a cidade.

A apropriação do metal como manifestação artística em Joinville foi o tema de dissertação de mestrado de Marcus e também virou um documentário, que terá trechos exibidos no encontro.

Quando: quinta (2), às 19h30, na Arte Maior – unidade infantil (rua Lages, 59).

4 - Cineclube Premium

Em "A Eternidade e um Dia" (1998), do diretor grego Theo Angelopoulos, Alexandre (Bruno Ganz) é um escritor consagrado que está se despedindo da casa onde viveu por anos. O lugar é carregado de memórias, e o momento lhe presenteia com uma onda de nostalgia. A tristeza é interrompida com a chegada de uma carta escrita pela falecida esposa, o bastante para renovar sua vontade de viver.

Quando: quinta (2), às 20h, na 33 Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).


 

5 - O vinil em pauta

O Shopping Mueller recebe no fim de semana uma grande feira do vinil, que será aberta na sexta com um bate-papo sobre a trajetória do bolachão até os dias atuais. O público é convidado a dialogar com colecionadores, comerciantes, DJs, músicos e produtores apaixonados pelo formato e pela cena musical como um todo.

Quando: sexta (3), às 19h30, no Shopping Mueller.

6 - Najara Izidoro (foto no alto)

Depois da bem sucedida campanha de financiamento coletivo (que contabilizou 152 apoiadores), a cantora e compositora enfim lança seu EP de estreia.

“Poison Power” mistura pop e neo soul em canções de autoria de Najara, como  “The Way to Go”, “Mind of Fire”, “How Much that Hurts”, “Bring Life” e a faixa-título. Além disso, ela homenageia artistas que a influenciam.

Quando: sexta (3), às 21h, na 33 Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

7 - Fritzilla Fest 2

Mais uma rodada de sons pesadões (mas não só) com foco no autoral. No palco do Garage, as bandas Flamas, Bendiga, Fugoz e Impact.

Quando: sábado (4), às 19h, no Garage (av. Procópio Gomes, 1.300).

8 - Projeto Cinema ao Vivo

Filme com trilha sonora ao vivo? É o que veremos no sábado, quando o Sesc recebe uma sessão do clássico “Tempos Modernos” (1936), de Charles Chaplin.

Enquanto o filme se desenrola na telona, a Orquestra Manancial da Alvorada promove sua cruza de samba, rock, jazz e outros gêneros no palco. Desde 2017 o noneto de Florianópolis participa do projeto, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura.

Quando: sábado (4), às 19h30, no Sesc de Joinville.

 9 - Mitoplasmas

A exposição é assinada pelo artista plástico e ilustrador residente em Curitiba (PR), Rogério Borges. Com peças criadas a partir da técnica francesa assemblage – que utiliza a colagem de objetos e materiais para obtenção de efeitos tridimensionais –, as telas trazem pinturas feitas e elementos externos que se fundem com a aplicação de camadas de resina, dando origem a obras que impactam pela beleza e aparente desconexão, mas que remetem à realidade.

Quando: sábado (4), às 10h, no Museu de Arte de Joinville (MAJ).

10 - Stand-up comedy

Os humoristas Thiago Ventura, Dihh Lopes, Marcio Donato e Afonso Padilha são amigos de longa data e se juntam neste espetáculo de stand-up, de cara limpa, sem adereços.

Eles se revezam no palco e no final se reúnem no palco para contar assuntos pessoais um dos outros. O espetáculo ainda conta com o quadro Fila de Piadas, de grande sucesso nas redes sociais.

Quando: domingo (5), às 17h, 19h e 21h, no teatro CNEC (Colégio Elias Moreira).


11 - The Headcutters

Um dos nomes fortes do blues feito em Santa Catarina, a banda de Itajaí reencontra os fãs joinvilenses com o que faz de melhor: blues de raiz, bem tocado, seja na releitura de faixas obscuras, seja em canções originais.

Quando: domingo (5), às 20h, no Sesc de Joinville.

12 - Fim de exposições

Esta é a última semana para visitar as exposições "Bicicleta" e "Fractal". Até domingo, as fotografias das bicicletas em diversas cidades do mundo de Eduardo Nascimento e as pinturas acrílicas de ondas do mar do designer Marcos Bento estão em exibição.

O público ainda poderá conhecer a mostra "Juarez Machado, dos 11 aos 77", com obras do próprio artista.

Quando: até domingo (5), no Instituto Internacional Juarez Machado.

-

Quer receber as notícias no WhatsApp?