A dança dá um tempo na agenda depois da overdose de emoções provocada pelo Festival de Joinville. O calendário de eventos, porém, não alivia, com boas opções em música e cinema – em dois casos específicos, até unindo ambos no mesmo espaço.
Tem gente lançando disco, discutindo temas atuais, vendendo vinil, abrindo exposição, contando piadas… Enfim, é passar a chave na porta e correr para o abraço.
1 – Diálogos Urgentes de Cinema
O projeto do Sesc apresenta o documentário “Chega de Fiu Fiu”, das diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão. É o retrato do dia a dia de três mulheres com vidas distintas, mostrando como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano.
Dessa forma, as diretoras ouvem especialistas para discutir o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: será que as cidades foram feitas para as mulheres? Um debate se seguirá à sessão.
Quando: terça (31), às 19h, no Sesc de Joinville.
2 – O Mundo Mágico do Cinema
O coral infantojuvenil da Escola de Música Arte Maior leva o público para uma aventura pelas produções cinematográficas por meio das trilhas sonoras.
No repertório, músicas de filmes como “A Bela e a Fera”, “Cinderela”, “Pinóquio”, “101 Dálmatas”, “Frozen”, “O Mágico de Oz”, “A Noviça Rebelde”, “O Rei Leão”, “Os Minions” e vários outros.
Quando: quinta (2), às 19h, no Shopping Mueller.
3 – Diálogos Musicais
Em mais um bate-papo informal promovido pela Escola Arte Maior, o jornalista Marcus Carvalheiro debaterá questões relacionadas ao heavy metal e suas relações com a cidade.
A apropriação do metal como manifestação artística em Joinville foi o tema de dissertação de mestrado de Marcus e também virou um documentário, que terá trechos exibidos no encontro.
Quando: quinta (2), às 19h30, na Arte Maior – unidade infantil (rua Lages, 59).
4 – Cineclube Premium
Em “A Eternidade e um Dia” (1998), do diretor grego Theo Angelopoulos, Alexandre (Bruno Ganz) é um escritor consagrado que está se despedindo da casa onde viveu por anos. O lugar é carregado de memórias, e o momento lhe presenteia com uma onda de nostalgia. A tristeza é interrompida com a chegada de uma carta escrita pela falecida esposa, o bastante para renovar sua vontade de viver.
Quando: quinta (2), às 20h, na 33 Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).
5 – O vinil em pauta
O Shopping Mueller recebe no fim de semana uma grande feira do vinil, que será aberta na sexta com um bate-papo sobre a trajetória do bolachão até os dias atuais. O público é convidado a dialogar com colecionadores, comerciantes, DJs, músicos e produtores apaixonados pelo formato e pela cena musical como um todo.
Quando: sexta (3), às 19h30, no Shopping Mueller.
6 – Najara Izidoro (foto no alto)
Depois da bem sucedida campanha de financiamento coletivo (que contabilizou 152 apoiadores), a cantora e compositora enfim lança seu EP de estreia.
“Poison Power” mistura pop e neo soul em canções de autoria de Najara, como “The Way to Go”, “Mind of Fire”, “How Much that Hurts”, “Bring Life” e a faixa-título. Além disso, ela homenageia artistas que a influenciam.
Quando: sexta (3), às 21h, na 33 Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).
https://www.youtube.com/watch?v=a175phtcNVY
7 – Fritzilla Fest 2
Mais uma rodada de sons pesadões (mas não só) com foco no autoral. No palco do Garage, as bandas Flamas, Bendiga, Fugoz e Impact.
Quando: sábado (4), às 19h, no Garage (av. Procópio Gomes, 1.300).
8 – Projeto Cinema ao Vivo
Filme com trilha sonora ao vivo? É o que veremos no sábado, quando o Sesc recebe uma sessão do clássico “Tempos Modernos” (1936), de Charles Chaplin.
Enquanto o filme se desenrola na telona, a Orquestra Manancial da Alvorada promove sua cruza de samba, rock, jazz e outros gêneros no palco. Desde 2017 o noneto de Florianópolis participa do projeto, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura.
Quando: sábado (4), às 19h30, no Sesc de Joinville.
9 – Mitoplasmas
A exposição é assinada pelo artista plástico e ilustrador residente em Curitiba (PR), Rogério Borges. Com peças criadas a partir da técnica francesa assemblage – que utiliza a colagem de objetos e materiais para obtenção de efeitos tridimensionais –, as telas trazem pinturas feitas e elementos externos que se fundem com a aplicação de camadas de resina, dando origem a obras que impactam pela beleza e aparente desconexão, mas que remetem à realidade.
Quando: sábado (4), às 10h, no Museu de Arte de Joinville (MAJ).
10 – Stand-up comedy
Os humoristas Thiago Ventura, Dihh Lopes, Marcio Donato e Afonso Padilha são amigos de longa data e se juntam neste espetáculo de stand-up, de cara limpa, sem adereços.
Eles se revezam no palco e no final se reúnem no palco para contar assuntos pessoais um dos outros. O espetáculo ainda conta com o quadro Fila de Piadas, de grande sucesso nas redes sociais.
Quando: domingo (5), às 17h, 19h e 21h, no teatro CNEC (Colégio Elias Moreira).
11 – The Headcutters
Um dos nomes fortes do blues feito em Santa Catarina, a banda de Itajaí reencontra os fãs joinvilenses com o que faz de melhor: blues de raiz, bem tocado, seja na releitura de faixas obscuras, seja em canções originais.
Quando: domingo (5), às 20h, no Sesc de Joinville.
12 – Fim de exposições
Esta é a última semana para visitar as exposições “Bicicleta” e “Fractal”. Até domingo, as fotografias das bicicletas em diversas cidades do mundo de Eduardo Nascimento e as pinturas acrílicas de ondas do mar do designer Marcos Bento estão em exibição.
O público ainda poderá conhecer a mostra “Juarez Machado, dos 11 aos 77”, com obras do próprio artista.
Quando: até domingo (5), no Instituto Internacional Juarez Machado.
–
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui