Antes do desfile das escolas de samba, a programação do Carnaval de Joinville 2018 prevê também o desfile de seis blocos carnavalescos no sábado (10), a partir das 18h, na Avenida Beira-Rio.
Desfilarão os seguintes blocos e nessa ordem: Arca de Noé, Destack do Samba, Joinvilleiros – Unidos do Chineque, DiasVille, Carnavá Maracatu Joinville e Manda Brasa.
O Bloco Arca de Noé irá abrir o desfile dos blocos com cerca de 200 integrantes. O Arca de Noé nasceu em maio de 2015 através de reuniões de um grupo de professores da rede privada e pública, que por trabalharem há muito tempo juntos, sempre se reúnem em celebrações, formando uma grande família. O bloco se propõe a abraçar todos que queiram entrar na Arca para brincar com o seguinte tema: “Como viver em harmonia respeitando as diferenças?”.
Logo após, o Bloco Destack do Samba se apresenta com o tema “A História do Morro da Lapa”, uma referência à malandragem. O bloco foi fundado em 2015 e reúne integrantes da região sul de Joinville, de locais como os bairros Fátima, Adhemar Garcia e Guanabara. O Destack do Samba contará com 100 foliões.
O Bloco Joinvilleiros-Unidos do Chineque vem em seguida, embalado de muita alegria. Irá desfilar pela primeira vez e surgiu de uma página no Facebook chamada Joinvilleiros, que trata de forma humorada assuntos de Joinville. O Bloco pretende reunir entre 40 e 60 pessoas, levando a brincadeira e a zoeira para avenida.
O tema do samba enredo fala sobre Dona Francisca, princesa que nunca veio pra Joinville. Na música que será entoada, o grupo imagina como seria ela na cidade Joinville, com direito a chineque, rollmops e samba no pé. A página Joinvilleiros surgiu em setembro de 2016 e conta com 77 mil seguidores.
Na sequência é a vez do bloco DiasVille entrar na avenida. O bloco é estreante e pretende reunir aproximadamente 100 foliões. O DiasVille é formado por moradores do bairro Comasa, de todas as idades. A proposta é reunir a comunidade para participar dessa grande festa.
Em seguida, o público irá conferir o Bloco Carnavá Maracatu Joinville, formado por 25 integrantes dos grupos de maracatu Morro do Ouro e Baque Mulher Joinville. Em 2017, no período de carnaval, os membros do bloco realizaram um arrastão independente que foi do Museu de Arte de Joinville (MAJ) até a rua das Palmeiras.
O Bloco Manda Brasa encerra o desfile dos blocos. O Manda Brasa é organizado pelo Movimento Afro Descendente (MAD), foi criado em 2005 e desfilou pela primeira vez em fevereiro de 2006. Em seu primeiro ano, foi considerado pelos organizadores como o maior e mais animado grupo carnavalesco a participar do desfile em Joinville.
O lema do bloco, que contará com cerca de 200 foliões, é festejar o carnaval, mantendo a união, participação democrática, cultura e tradição.
Após a apresentação dos blocos começa o desfile das escolas de samba.
Programação de desfile dos blocos
1- Arca de Noé – 18h
2- Destack do Samba – 18h20
3- Joinvileiros – Unidos do Chineque – 18h40
4- DiasVille – 19h
5- Carnavá Maracatu Joinville – 19h20
6- Manda Brasa – 19h40
*Com informações da Prefeitura de Joinville