Seguro-desemprego: veja como agendar um horário pela internet no Sine de Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

26/07/2016 - 10:07 - Atualizada em: 26/07/2016 - 10:53

A partir deste mês, todos os agendamentos de horário na Agência do Sine (Centro de Apoio do Trabalhador – Sistema Nacional de Emprego) de Jaraguá do Sul, devem ser feitos pela internet.

Os  começaram a ser recebidos através do site da Prefeitura, neste link aqui (clique para acessar).

Veja como fazer o agendamento

Assim que o site carregar, é possível escolher o tipo de agendamento, seja para a solicitação de seguro-desemprego ou emissão da carteira de trabalho (que ainda não está disponível, leia no fim do post).

Sine 1

Em seguida, basta escolher uma data, ver os horários disponíveis naquele dia e selecionar o que for melhor para você.

Sine 22

 

Depois é só preencher alguns campos com dados, como nome completo, CPF, telefone e e-mail. Veja o exemplo:

sine 3

Por fim, será emitido o número da sua senha de atendimento.

PRINT 1

De acordo com o diretor de desenvolvimento econômico, Marcio Manoel da Silveira, a iniciativa evita tempo de espera na fila em determinados horários, distribuindo a média de 50 atendimentos diários ao longo de todo o expediente da instituição. A capacidade do Sine Jaraguá do Sul é de 70 senhas diárias. “O agendamento pela internet proporciona mais conforto ao trabalhador, evitando fila e espera, uma vez que há a indicação do horário de comparecimento ao órgão”, diz.

Sine funciona em uma sala da rodoviária, na Rua Antônio Cunha, 160, no bairro Baependi. Atende das 7 às 11h30 e das 13 às 16h30. As funções básicas são encaminhamento de mão de obra e de seguro-desemprego, além da reinserção do trabalhador no mercado. Promove, ainda, encaminhamento para cursos de qualificação profissional. O telefone para contato é: (47) 3371-1603.

Emissão de carteira de trabalho ainda sem data no Sine

Entre as opções de agendamento no site do Sine, aparece a de emissão de carteiras de trabalho. Mesmo parecendo disponível, o serviço ainda não está funcionando e ainda não tem data definida para iniciar.

Segundo informações do Instituto Jourdan, que responde pelo Sine, é preciso aguardar os procedimentos burocráticos com o Ministério do Trabalho. Um deles é a liberação do sistema de informática específico, que será utilizado para o procedimento.

Até o momento, apenas a agência do Ministério do Trabalho faz o documento na cidade, e este serviço deve contribuir para atender à grande demanda do município.

Hoje, as reclamações são constantes: além de precisar chegar de madrugada para conseguir senha, a espera para atendimento pode durar até 3 horas. Além disso, o documento pode levar até 30 dias para ficar pronto.