Secretaria divulga calendário de eventos culturais de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

02/09/2021 - 14:09 - Atualizada em: 02/09/2021 - 14:55

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Jaraguá do Sul, anunciou nessa quinta-feira (2) o calendário de eventos culturais previstos para o segundo semestre desse ano. Estão contemplados eventos tradicionais que foram cancelados em 2020 por conta da pandemia.

A Diretoria de Cultura planeja ações a partir dos decretos sanitários de controle e combate ao Coronavírus e, em relação ao público, anunciará em breve a quantidade permitida, tendo como base a matriz de risco da região. Esta decisão também leva em consideração o avanço da vacinação no estado e no município.

Foto: Divulgação PMJS

Está mantida a transmissão on-line e ao vivo dos pelos canais oficiais da Prefeitura, Youtube e Facebook.

O calendário reuni eventos tradicionais da agenda cultural da cidade como o Jaraguá em Dança, Feira do Livro, Encontro no Parque e as luzes de Natal. Também abre espaço para o Encontro das Tradições Germânicas.

Jaraguá em Dança

Nesse ano o festival Jaraguá em Dança entra na sua 27ª edição e está programado para ocorrer entre os dias 22 de setembro a 3 de outubro, na Scar. O evento é considerado um dos maiores da modalidade no Estado.

De acordo com a secretária Natália Lúcia Petry o objetivo é realizar uma amostra com o intuito de promover a “Dança Educação”, valorizando o intercâmbio entre os agentes desta arte, além de estimular a pesquisa em todos os estilos. As medidas sanitárias necessárias para evitar o contágio da Covid-19, como distanciamento social e higiene, serão aplicadas para os participantes, tanto no dia do evento quanto nos ensaios.

Foto: Divulgação PMJS

A possibilidade da presença de público será averiguada com a proximidade da data e depois da autorização dos órgãos responsáveis. Na edição do ano passado ocorreu sem público. Foram 115 coreografias inscritas e gravadas em novembro, na Scar, nos estúdios de dança e em outros locais da cidade. A transmissão ocorreu pelas redes sociais da Prefeitura de Jaraguá do Sul e da Secel.

Luzes de Natal

O acendimento das luzes de Natal, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ocorrerá, neste ano, na Scar, no dia 11 de novembro.

Foto: Divulgação PMJS

A Feira do Livro

A feira do livro entra na sua 14ª edição este ano. O evento acontecerá na Scar entre os dias 2 a 12 de dezembro. A Scar abrigará também o Festival de Violão e o Intejs (Integração de Teatro Estudantil de Jaraguá do Sul). No ano de 2020 tanto a Feira do Livro como o Intejs foram cancelados devido a pandemia do Coronavírus.

Foto: Divulgação PMJS

Encontro no Parque

Um evento de lazer, está programado para acontecer no Parque Linear Via Verde, no dia 12 de dezembro, das 15h às 22h, com a participação do Padre Ezequiel. Trata-se de um evento com parceria de diversas instituições. As atrações envolvem atividades de esporte, cultural e lazer para diversas idades. A última edição, em 2019, atraiu cerca de oito mil pessoas.