Foto: Festival Arte em Movimento
Foto: Festival Arte em Movimento

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) publica, nos próximos dias, edital de premiação para até 35 projetos culturais, no valor global de R$ 300 mil, com recursos próprios.

Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas com inscrição no Cadastro Municipal de Agentes Culturais, que pode ser realizado através do site da Prefeitura.

Os projetos inscritos serão analisados por pareceristas contratados por meio de chamamento público e, se considerados aptos, encaminhados ao Conselho Municipal de Cultura para aprovação.

“Todo o processo será realizado com muita celeridade, pois a intenção é disponibilizar os valores para a classe cultural o mais rapidamente possível”, explica a secretária Cleide Mosca.

Por causa do ano eleitoral, o edital não poderá atender a um número de projetos superior ao último desta natureza.

A Secel aguarda recursos federais da Lei Aldir Blanc (14.017, de 2020), sancionada em junho, com tramitação no Legislativo, que sofreu vetos do Presidente Bolsonaro e passa por análise do Congresso, para abrir outro edital, beneficiando os artistas locais.

“Os artistas estão sem trabalho desde o início da pandemia, toda a agenda cultural foi cancelada por causa das regras de isolamento social e nem todos os artistas e entidades culturais possuem recursos para promover seus eventos pelas redes sociais”, pondera Cleide.

Dúvidas a respeito podem sem ser esclarecidas com a equipe da Diretoria de Cultura da Secel, pelo fone 3270-4300.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul