A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, programou para o sábado (30), o evento que dará o pontapé inicial às comemorações da 32ª Schützenfest: a Schützenplatz (Schützen na Praça).

A programação será na Praça Ângelo Piazera, em frente ao Museu Histórico, das 10h às 14h.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul / Divulgação

O diretor Cultural, Sidnei Marcelo Lopes, destaca que o objetivo do evento é levar parte das atrações da festa para a praça central da cidade. Além de promover a festa, congregar as sociedades e a comunidade num evento ao ar livre e apresentar ao público, no calçadão central, uma tradicional Marcha de Rei e Rainha, com apresentações musicais e de dança folclórica e gastronomia.

“As tradicionais ‘festplatz’ (festas na praça) são muito comuns em todo o território alemão, onde é comum as comunidades se reunirem para o congraçamento, uma boa conversa, escutar música e desfrutar da gastronomia local”, explica Sidnei, acrescentando que a Schützenplatz teve seu lançamento na 31ª edição, que ocorreu em 2019.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul / Divulgação

Na nossa região são comuns encontros culturais ao ar livre, em praças e parques públicos, em eventos promovidos por entidades sociais e entes públicos.

Com este espírito nasceu o "Schützenplatz", para oportunizar o encontro e valorizar as tradições das festas de rei e rainha em um espaço diferente da sociedade ou do Parque de Eventos, que é a Praça Pública, aproximando ainda mais estas tradições e a própria Schützenfest da comunidade.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul / Divulgação

Confira as atrações programadas para o Schützenplatz

  • Apresentação Musical – banda típica Germânica;
  • Marcha do Rei e da Rainha – as sociedades trarão para a praça seus reis e suas rainhas atuais onde estes farão um desfile simbólico, acompanhados pela banda, em honra ao rei dos reis e a rainha das rainhas da 32ª Schützenfest;
  • Apresentação de dança folclórica;
  • Gastronomia – serão comercializados os chopes oficiais da festa e o tradicional Wurst no Wurstecke (canto da Salsicha).

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul / Divulgação