Schützenfest: pesquisa aponta que satisfação do público está acima de 90%

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

28/11/2022 - 15:11

Após dois anos sem Schützenfest por conta da pandemia de Covid-19, a maior Festa dos Atiradores do Brasil não bateu apenas o recorde de público de todas suas edições (este ano, mais de 144 mil visitantes passaram pelo Parque de Eventos durante os 11 dias da festa), mas mostrou que o público aprovou o retorno do evento. Uma pesquisa conduzida pela Diretoria de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul demonstrou que os índices de satisfação dos visitantes em relação ao evento também foi elevado: 93%.

Segundo a diretora municipal de Turismo, Leila Modro, dois totens eletrônicos foram instalados no estande do Espaço da Região Turística Vale dos Encantos, dentro do Parque de Eventos. “Nestes equipamentos, os turistas puderam responder a uma série de questionamentos em relação aos atrativos e serviços da Festa dos Atiradores, bem como do turismo local como um todo”, explicou Leila. No total, 2.624 pessoas responderam aos questionários nos totens.

Foto: Divulgação/PMJS

Nos quesitos individuais, os itens melhor avaliados foram nesta ordem: organização (76,5%), bandas (75,9%), apresentações culturais (74.5%) e opções gastronômicas (73,8%). Já no questionamento sobre qual motivo levou as pessoas para a Schützenfest, a opção mais escolhida foi lazer e entretenimento, que somou 74.4%.

Além de conhecer as opiniões do público, o levantamento de Turismo também permitiu conhecer um pouco do perfil dessas pessoas. Somadas as três faixas etárias que mais responderam a pesquisa (61,8%) a maioria eram menores 18 até 40 anos, sendo a maior parte deles estudantes de nível médio e superior (27.6%), funcionários do setores público e privado (20,1%) e empresários (18,2%).

A maioria dos entrevistados, 28,9%, havia ido para Schützenfest pela primeira vez. No entanto, uma boa parcela que respondeu à pesquisa, 25,3%, já eram “veteranos” tendo ido à Festa dos Atiradores mais de 10 vezes.

Foto: Divulgação/PMJS

A pesquisa também contribui para confirmar o perfil “familiar” do evento. Afinal, 76,8% dos que foram a Parque Eventos são moradores de Jaraguá do Sul. Já em relação aos turistas que vieram de outras cidades, o levantamento apontou que a opção de hospedagem favorita foi em casa de amigos ou familiares (34,9%). Já a rede hoteleira do município ficou em segundo lugar e absorveu 22,8% desta demanda.

Para Leila Modro, os índices apontados podem ser considerados satisfatórios. “Além da saudade que as pessoas estavam da festa depois de dois anos de pandemia, os números refletem muito o investimento que foi feito no Parque de Eventos. Por exemplo: o Pavilhão B com a parte de alimentação ficou muito mais organizado, sem falar da decoração muito bem feita e do fato do pessoal buscar lugares mais abertos também após a pandemia. De uma forma geral, a decoração e a estrutura física melhoraram nesta edição e a pesquisa refletiu essas melhorias.”

Ouça a diretora de Turismo, Leila Modro, sobre o assunto, clicando aqui.