Schützenbaum abre oficialmente a 30ª Schützenfest de Jaraguá do Sul

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Elissandro Sutil

15/09/2018 - 11:09 - Atualizada em: 15/09/2018 - 11:39

A 30ª Schützenfest está oficialmente lançada! Neste sábado (15), foi realizado o tradicional Schützenbaum, evento jaraguaense que antecede a Festa dos Atiradores. Integrantes de 15 sociedades e majestades de tiro e beleza desfilaram pelas ruas centrais da cidade.

A concentração teve início às 9 horas, em frente à estação ferroviária e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas. O trajeto começou pela avenida Getúlio Vargas, passou pelo calçadão e seguiu até a Praça Ângelo Piazera.

Origem da festividade

O Schützenbaum tem origem nas festividades do Mainbaum, realizadas na Baviera, Alemanha, e significa árvore de maio.

Nestas festas, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. O evento simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão.

Schützenbaum tem origem nas festividades do Mainbaum, realizadas na Baviera, Alemanha | Foto Fábio Junkes/OCP News

As festividades do Mainbaum foram adaptadas para a região e integram o roteiro da Schützenfest, tendo como significado a “árvore dos atiradores”, que simboliza o desejo de que a festa seja motivo de alegria e confraternização.

O Schützenbaum oficial está instalado no Parque Municipal de Eventos, com as bandeiras do Brasil e Alemanha, da Secretaria, da ACSTVI e das sociedades de tiro esportivo promotoras da 30ª Schützenfest, além do brasão do município.

A Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul ocorre de 8 a 18 de novembro, no Parque Municipal de Eventos.

Confira a galeria de fotos da Schützenbaum:

  • Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!