A Scar (Sociedade Cultura Artística), de Jaraguá do Sul, está completando 65 anos nesta terça-feira (8), a entidade, que é referência nacional, programa uma série de atividades para marcar a data, presenteando a comunidade com arte e entretenimento.

Respeitando todos os protocolos exigidos pela pandemia, estão programados espetáculos online transmitidos pelo Youtube e Facebook. A série especial começa nesta segunda-feira (7) com uma apresentação do coral da instituição, a partir das 20h.

Depois, na terça-feira (8), ocorre a inauguração do estúdio de audiovisual, grande novidade da Scar para 2021.

“Criar o novo núcleo em pleno aniversário é a cara da Scar, que, aos 65 anos, continua com a mesma força e vontade de conquistar o mundo daquela primeira orquestra que deu início a tudo”, enfatiza Gilmar Moretti, presidente do Conselho da entidade.

Para apresentar o estúdio à comunidade, os canais da Scar vão transmitir uma live especial, a partir das 19h30.

A agenda de comemoração ainda segue com as apresentações da Orquestra Filarmônica, na sexta-feira (11) e da Orquestra de Câmara, no sábado (12). Ambas acontecem às 20h. Já na próxima terça-feira (15), a partir das 19h30, acontece a apresentação do concerto da Orquestra Jovem.

Foto: Divulgação

Propiciando acesso às diferentes manifestações artísticas, a Sscar atua na formação em artes plásticas, dança, música e teatro, na produção e promoção cultural e na qualificação de plateias.

Mesmo com a pandemia, a entidade conquistou números expressivos, em 2020, somando, por exemplo, um total de 404.815 espectadores nos espetáculos online e quase 900 alunos frequentando a Escola de Artes.

Para este ano, além da inauguração do estúdio de audiovisual, a entidade pretende fortalecer a presença no meio digital, oferecendo novos cursos no ambiente virtual.

“A Escola de Artes está na essência da Scar e, para nós, é muito simbólico a instituição completar 65 anos se reinventando com cursos online”, destaca a diretora executiva, Edilma Lemanhê.

Além de oferecer atividades em diferentes segmentos artísticos, a Scar ainda conta com uma das melhores estruturas do país. O Centro Cultural tem dois teatros e vários espaços multiuso.

Sobre a Scar

Fundada em 8 de junho de 1956, a Scar tem no Centro Cultural, inaugurado em 16 de maio de 2003, a consolidação como espaço para as artes em Santa Catarina.

Com 10 mil metros quadrados distribuídos em seis pisos e modernas instalações, o espaço é uma das melhores estruturas no Brasil, recebendo espetáculos nacionais e internacionais e o reconhecimento de artistas, técnicos e produtores.

O prédio possui, desde 2016, geração de energia fotovoltaica e captação da água da chuva, tornando-o também mais sustentável.

Desde a criação, a Scar cumpre a função social de estimular a cultura regional, atuando na área da formação artística nas áreas das artes plásticas, dança, música e teatro, na produção e promoção cultural e na qualificação de plateias.

Para saber mais, basta acessar o site da Scar.