Não importa se você é naturista ou apenas curioso, o fato é que as praias de nudismo despertam a atenção de pessoas no mundo inteiro.

Aqui em Santa Catarina não é diferente, mas o estado se destaca também por ser o local com mais praias de nudismo do Brasil.

 

De acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), há oito praias de nudismo oficiais no país. Elas estão espalhadas em cinco estados e seguem normas parecidas, que devem ser respeitadas por todos os visitantes, naturistas de verdade ou apenas curiosos ou nudistas por um dia.

Três dessas praias ficam em Santa Catarina.

Veja quais são:

Galheta, Florianópolis

Foto: Divulgação.

Uma das praias mais preservadas de Florianópolis, a Galheta é frequentada por nudistas, moradores da ilha, turistas e curiosos. Ficar nu por lá é opcional e a praia não conta com infraestrutura. Para chegar na praia, é preciso caminhar por entre as pedras, desde a Praia Mole. São 15 quilômetros de distância do centro da cidade.

Praia do Pinho, Balneário Camboriú

Foto: Divulgação.

Considerado o primeiro reduto naturista oficial do Brasil, fica no município de Balneário Camboriú. O acesso é controlado. Você pode chegar na praia pela BR 101, entre Balneário Camboriú e Itapema ou pela Praia de Laranjeiras.

O mar é limpo, formando piscinas naturais entre as rochas . A praia possui costões de pedra onde você pode realizar passeios ecológicos. Junto à areia da praia existem bares, camping, pousada e área para estacionamento.

 

Praia de Pedras Altas, Palhoça

O acesso ao local é precário, entretanto é uma bela praia de nudismo. Está localizada no município de Palhoça, defronte à Ilha de Florianópolis. O acesso se dá pela BR 101, 30 quilômetros ao sul da capital, na localidade de Enseada do Brito. Posteriormente, toma-se uma estrada à beira mar, no sentido sul, até findar em Pedras Altas.

A entrada para a Enseada está localizada no km 232 da BR 101. A empresa de ônibus Paulotur possui linhas regulares, saindo do terminal rodoviário de Florianópolis em direção a Enseada de Brito.

O mar é tranquilo, sem ondas, ideal para as crianças. Possui uma pequena pousada rústica, restaurante e camping.

A praia está dividida em dois lados. Ambos oferecem bar e restaurante. No lado naturista há uma pousada bem simples, área de camping e estacionamento.