Santa Catarina deve receber usina termossolar em breve!

Por: Elissandro Sutil

21/05/2018 - 10:05 - Atualizada em: 21/05/2018 - 12:37

O nosso Estado está sempre se destacando quando o assunto é tecnologia, certo? Neste quesito, mais uma novidade vem por aí!

Santa Catarina pode ser um dos primeiros estados a ter um empreendimento que utiliza exclusivamente a energia térmica solar para geração de eletricidade.

Isto porque a companhia Eletrosul assinou na sexta-feira, 18, uma ordem de serviço que possibilita a execução da obra, orçada em R$ 16,5 milhões.

A usina deve começar a ser construída em 2019, na cidade Laguna. O terreno para o empreendimento tem mais de 2,8 hectares e foi doado pela Prefeitura do município.

A previsão de entrega da obra é de três anos. Quando a usina começar a operar, a energia gerada será distribuída localmente e convertida em créditos para o consumo de espaços públicos sob gestão da administração municipal.

Entenda como funciona

Neste modelo de usina, os raios solares são refletidos pelos espelhos para um tubo que absorve a radiação solar e transfere ela, na forma de calor, para um fluído térmico que circula no interior dessa tubulação.

O fluido troca calor com um segundo circuito interno, gerando um vapor que impulsiona uma turbina acoplada a um gerador elétrico, produzindo eletricidade.

Usina termossolar na Califórnia

Fonte: O Petróleo