Se você já ama manga, aqui vai mais um motivo para colocá-la no prato: ela pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2. A revelação vem de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos, que analisou os efeitos da fruta em pessoas com sobrepeso e obesidade.
De acordo com os pesquisadores, o consumo diário de duas xícaras de manga fresca (cerca de 100 calorias) melhorou a sensibilidade à insulina dos participantes, um avanço importante para quem busca prevenir ou controlar o diabetes tipo 2. E o melhor: sem precisar alterar o restante da alimentação ou rotina.
O estudo comparou dois grupos: um que ingeriu manga diariamente e outro que consumiu um sorvete italiano com o mesmo valor calórico. Após quatro semanas, só o grupo da manga apresentou melhora no metabolismo da glicose e manteve o peso estável. Já o grupo do sorvete viu o ponteiro da balança subir.

Foto: liwanchun/Pixabay
“A melhora na sensibilidade à insulina sem ganho de peso contradiz a ideia de que o açúcar natural das frutas como a manga faz mal para quem tem diabetes”, explicou a professora Indika Edirisinghe, que liderou a pesquisa.
Mas os benefícios da manga não param por aí. A fruta é rica em fibras, que ajudam na digestão e na redução do colesterol, além de ser uma excelente fonte de vitaminas A, C e E, que fortalecem a pele, os cabelos e o sistema imunológico, só benefícios! O potássio presente na manga também auxilia na regulação da pressão arterial, sendo um mimo e tanto para o coração.
Embora a temporada da manga no Brasil costume ir de dezembro a março, ainda é possível encontrar a fruta em feiras e supermercados. Vale a pena incluir esse “superalimento tropical” no cardápio enquanto é tempo.
*Com informações do site Só Notícia Boa*