Ao chegar em casa, você tira os sapatos ou entra calçado? Se entra calçado, temos uma recomendação: mude já esse hábito.
Isso já acontece com a maioria dos asiáticos, especialmente os japoneses, que andam descalços dentro de casa. Normalmente, quando chegam em casa tiram o sapato antes de passar pela porta de entrada. E agora os ocidentais, com suas pesquisas científicas, estão começando a entender o hábito dos japoneses.
Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), alerta para o fato de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contato com germes e bactérias, ou seja, praticamente todo mundo chega com o sapato nojento em casa.
A bactéria mais comum que vem da rua pra casa é Escherichia Coli, que pode causar diarreia, infecção urinária, doença respiratória e até pneumonia!
A Universidade de Houston realizou uma pesquisa e descobriu que 39% dos sapatos continham bactérias Clostridium difficile, que é resistente a vários antibióticos. Os problemas que podem ocorrer são diarreia e, o mais grave, a inflamação do cólon.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Outro estudo, desta vez na Universidade de Arizona, descobriu nove formas diferentes de bactérias encontradas na sola dos sapatos.
O Dr. Charles Gerba, microbiologista e professor, resolveu fazer uma experiência para saber até onde isso é grave. Comprou sapatos novos, usou por apenas duas semanas e encontrou 440.000 unidades de perigosas bactérias que podem provocar, entre outros problemas, pneumonia e infecção respiratória.
Consequências ainda mais graves podem ocorrer se você tem filhos pequenos em casa, pois eles colocam as mãos no chão, se deitam e rastejam. Ainda mais para um bebê de até dois anos, com o sistema imunológico ainda em formação.
Também devemos levar em consideração que o solado do sapato pode acumular resíduos de produtos químicos, germes e agentes patológicos. Por isso, comece a pensar em deixar os calçados do lado de fora da casa.

Dicas de higiene

1: Para reduzir ainda mais os riscos, higienize a sola seus calçados regularmente com água e sabão.
2: Para reduzir em até 85% a quantidade de sujeira, coisas nojentas e bactérias no chão do seu lar, monte um cantinho na entrada da sua casa, usando caixotes, com mesma função de um genkan (aquele espaço degrau que serve pra dividir a entrada principal da casa do restante do imóvel), assim ele se tornará um lembrete pra você e para os visitantes, de que os sapatos devem ser deixados ali, antes de entrar.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Dica 3: Deixe sempre um produto de higiene para os pés a disposição próximo a área onde os sapatos ficam (ex: Odor Free). Caso algum amigo tenha problema com chulé, isso pode salvar o dia.
Dica 4: Deixe chinelos a disposição para quem não se sente a vontade quando descalço.
Fontes: Saúde curiosa e SOS Solteiros