Saiba o que fazer quando encontrar um filhote de passarinho fora do ninho

Foto: Pixabay

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

21/03/2024 - 10:03 - Atualizada em: 21/03/2024 - 10:54

Quando você encontrar um filhote de passarinho fora do ninho, é importante agir com cuidado para garantir a segurança e o bem-estar do animal. Aqui estão algumas orientações:

1. Observe de longe

Primeiro, observe o filhote de passarinho de longe por alguns minutos para ver se os pais estão por perto. Os pais podem estar procurando comida e voltarão para alimentar o filhote.

2. Evite manipular

Evite tocar no filhote de passarinho, a menos que seja absolutamente necessário. O contato humano pode estressar o animal e interferir na capacidade dos pais de reconhecê-lo.

3. Crie um ninho improvisado

Se o filhote estiver em um local perigoso, como uma calçada movimentada, você pode criar um ninho improvisado com uma caixa de papelão ou cesto de vime. Coloque-o em um local seguro e elevado, como uma árvore próxima.

4. Mantenha distância

Após criar o ninho improvisado, mantenha-se afastado e observe de longe para ver se os pais retornam para cuidar do filhote.

5. Entre em contato com um especialista

Se os pais não retornarem ou se o filhote parecer ferido, entre em contato com um especialista em resgate de animais selvagens ou um veterinário local para obter orientação.

É importante lembrar que é ilegal manter filhotes de passarinhos selvagens sem autorização adequada, pois são protegidos por leis de conservação da vida selvagem. Sempre procure orientação profissional antes de interagir com animais selvagens.