Saiba o que é o plano diretor e participe da oficina que acontece nesta terça

Por: Elissandro Sutil

30/05/2016 - 10:05 - Atualizada em: 31/05/2016 - 15:20

Se você mora em Jaraguá do Sul e pensou que uma sugestão de mudança poderia fazer a diferença e beneficiar a todos, a oportunidade é essa!

Todos estão convidados a discutir sobre o futuro da cidade. Nesta terça-feira (31), a partir das 19h, acontece a 10ª Oficina Preparatória do Plano Diretor de Jaraguá do Sul, no pavilhão “A” do Parque Municipal de Eventos.

Realizado pelo Instituto Jourdan de planejamentos, o objetivo do evento é dar oportunidade à população a participar da Revisão do Plano Diretor da cidade. Os participantes conhecerão as propostas apresentadas nas oficinas que já aconteceram e poderão elencar contribuições, sugestões, críticas, anseios e ideias dentro das diversas estratégias de desenvolvimento contidas no documento: meio ambiente, cultura, mobilidade e acessibilidade, uso e ocupação do solo, habitação de interesse social e gestão democrática.

Na oficina haverá a apresentação sobre o significado do Plano Diretor e sua importância para a cidade. Também será enfatizada a importância e a necessidade da participação popular no planejamento da cidade, já que o Plano Diretor é responsável por embasar as demais leis do Município, como a lei de zoneamento e parcelamento do solo, por exemplo, além de ser considerado uma ferramenta de controle da população para os planos de governo.

Esta revisão deve ser realizada pelos municípios a cada dez anos, no máximo, sendo que o prazo para Jaraguá do Sul finaliza em 2017, pois a última ocorreu em 2007.

Participação online

Além dessas oficinas, está disponível no site do Instituto Jourdan e no setor de Protocolo oficial do Município o formulário de consulta para o envio de sugestões acerca de temas específicos. O período de contribuições será finalizado no dia 15 de junho deste ano.

Todos os materiais para consulta, leis, estudos e planos estão disponíveis no site do Instituto Jourdan e em sua rede social, assim como fotos e informações dos eventos.

cartaz_oficina_final01Foto destaque: WeArt