Saiba como observar o primeiro eclipse lunar de 2024

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

25/03/2024 - 10:03 - Atualizada em: 25/03/2024 - 10:24

O primeiro eclipse de 2024 está previsto para ocorrer na madrugada deste domingo (24) para segunda-feira (25). Este evento astronômico será visível a olho nu na maior parte das Américas, na metade oriental da Austrália, no Japão e nas partes ocidentais da África e da Europa. No Brasil, o eclipse terá início às 01h53, atingirá seu máximo às 04h12 e terminará às 06h32, coincidindo com o pôr da lua.

O aplicativo Sky Tonight permite verificar os horários das fases do fenômeno com base na localização do observador. É importante observar os horários, pois este será um eclipse lunar penumbral, no qual a visualização é mais difícil em comparação com os eclipses totais. No momento máximo, será perceptível uma sombra escura passando pela frente da Lua.

Os próximos eventos astronômicos de 2024 incluem um eclipse solar total em 8 de abril, que não será visível no Brasil; um eclipse lunar parcial em 17 de setembro, visível nas Américas; e um eclipse solar anular em 2 de outubro, também visível nas Américas.

Um eclipse lunar ocorre quando a Terra está entre o Sol e a Lua, com a Lua posicionada na sombra terrestre. Para que isso aconteça, a Lua deve estar em sua fase Cheia. A sombra da Terra é dividida em duas regiões: a umbra, que não recebe nenhuma iluminação direta do Sol, e a penumbra, que recebe uma porção de raios solares. Por isso, os eclipses lunares podem ser de três tipos:

  • Eclipse lunar penumbral: a Lua passa pela parte mais clara da sombra da Terra, com pouca alteração visível em seu brilho a olho nu;
  • Eclipse lunar parcial: parte da Lua entra na umbra, que é a sombra terrestre mais escura;
  • Eclipse lunar total: toda a Lua passa pela umbra, onde não há iluminação direta do Sol.