Já passou o tempo em que era necessário sair de casa para poder vender aquele móvel que está sobrando ou então aquele utensílio que cria poeira no armário de casa. Na internet, há inúmeras opções de sites que as pessoas têm à disposição para se livrar de objetos não mais utilizados e ganhar um dinheiro extra. Uma das mais acessadas e conhecidas é o Mercado Livre.

Se você costuma utilizar essa plataforma como meio de venda, então fique atento! Um golpe tem feito novas vítimas. Como ele ocorre? Os criminosos induzem uma transação pelo site e, com muita lábia, entram em contato com o vendedor solicitando mais informações.

Em uma segunda etapa, são enviados e-mails falsos para a vítima que supostamente confirmam a compra do produto. As mensagens chegam com o padrão de comunicação e design da própria plataforma, inclusive com o encaminhamento das etiquetas e instruções de envio pelos Correios.

Com isso, os golpistas conseguem fazer com que o vendedor mande os produtos sem que paguem um centavo por isso.

Como evitar cair no golpe?

Antes de tudo, não confie somente nos e-mails recebidos, mas sim na plataforma! Estando logado na sua conta do Mercado Livre, você pode verificar o status de suas vendas ou compras na área “Minha conta”. Portanto, sempre faça essa checagem diretamente no site.

Além disso, fique atento ao endereço de e-mail. As mensagens enviadas normalmente possuem o mesmo layout e são muito parecidas com as realmente enviadas pela plataforma. Entretanto, se você ficar atento ao endereço de e-mail utilizado, dificilmente cairá no golpe.

Para finalizar, realize toda a operação dentro do site! O vendedor não deve informar o e-mail ou o número do WhatsApp sob nenhuma hipótese. Infelizmente, existem pessoas ruins a esse ponto, então a única coisa que nos resta é tomar todo o cuidado para não acabarmos virando vítima delas.

Quer receber as notícias no WhatsApp?