Saiba onde ficam as maiores festas juninas do Brasil

Por: Elissandro Sutil

17/06/2016 - 14:06 - Atualizada em: 17/06/2016 - 14:18

Decoração típica, quentão, espetinhos, doces caseiros e tudo o que uma festa caipira merece! Tudo está sendo preparados para compor os maiores eventos juninos espalhados pelo Brasil! E que tal aproveitar o período – considerado baixa temporada – para viajar e, de quebra conhecer essas grandes festas da época?

Em alguns Estados do país, não faltam eventos com música e barraquinhas de comidas típicas, como o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, e a festa de São João de Caruaru, em Caruaru. Saiba mais sobre os principais arraiais que agitam o país de junho a agosto e prepare seu roteiro!

Além de milho e bolo de fubá, receitas locais, como a torta de camarão e a de caranguejo são comuns no Maranhão (Foto: Thinkstock)

Além de milho e bolo de fubá, receitas locais, como a torta de camarão e a de caranguejo são comuns no Maranhão (Foto: Thinkstock)

Paraíba

A festa junina conhecida como o Maior São João do Mundo é realizada em Campina Grande. As atrações acontecem no palco principal, instalado no Parque do Povo, no centro da cidade, e também se espalham por outros espaços, como no Salão de Artesanato da Paraíba, na Vila do Artesão e no Sítio São João. As cidades vizinhas de Galante e São José da Mata, localizadas a 20 minutos de carro de Campina Grande, também recebem eventos relacionadas à festa, entre eles o passeio de trem batizado de Locomotiva Forrozeira.

Festa: Maior São João do Mundo
Quando:
de 3 de junho a 3 de julho
Onde:
Campina Grande

Pernambuco

A cidade de Caruaru, a cerca de 2h de carro de Recife, recebe o São João de Caruaru 2016, conhecida como o “Maior e Melhor São João do Mundo“. O evento, no Pavilhão de Eventos Luiz Gonzaga, é tradicional no calendário junino do Brasil e em 2016 inclui shows de famosos como Luan Santana e Wesley Safadão.

Outra atração de Caruaru nessa época é a festa das comidas gigantes, realizada em vários pontos da cidade, com shows e pratos curiosos – a maior dobradinha do mundo e o maior milho assado estão na programação! Aproveite a viagem para curtir música, comidas típicas, além de visitar museus, o bairro Alto do Moura (famoso pelo artesanato de barro) e a Feira de Artesanato, que funciona diariamente até às 17h, no bairro de Petrópolis.

Festas: São João de Caruaru 2016 (de 4 a 29 de junho) e Festa das Comidas Gigantes (de 28 de maio a 29 de junho)
Onde: Caruaru

Quadrilhas, shows de forró e sertanejo e até fogueira gigante fazem parte da programação dos arraiás no Nordeste (Foto: Thinkstock)

Quadrilhas, shows de forró e sertanejo e até fogueira gigante fazem parte da programação dos arraiás no Nordeste (Foto: Thinkstock)

Sergipe

Em Aracaju você pode visitar as atrações do Arraiá do Povo (no bairro Atalaia) e o Forró Caju (no centro da cidade). Com a presença de artistas locais e grupos folclóricos, as apresentações musicais e de dança do Arraiá do Povo acontecem no Espaço Cultural Gonzagão e também na praça de eventos que fica na orla do Atalaia – ótima opção para curtir o visual à beira-mar! Já a programação de 2016 da festa Forró Caju, conhecida como a Festa de São João de Aracaju, inclui shows de famosos como Calcinha Preta e Wesley Safadão.

Festas: Arraiá do Povo (de 16 a 30 de junho) e Forró Caju (de 18 e 29 de junho)
Onde: Aracaju

Maranhão

As encenações e as fantasias coloridas do tradicional Bumba Meu Boi chamam a atenção dos turistas na festa de São João de Todos 2016, em São Luís. O evento, organizado pelo governo do Maranhão, relembra os ritmos folclóricos que fazem parte da cultura da região e reúne música e quitutes típicos, como a famosa torta de camarão. A festa movimenta toda a cidade com arraiais espalhados por várias praças e bairros. Neste ano também está prevista contação de histórias sobre o Bumba Meu Boi para crianças.

Festa: São João de Todos
Quando: de 17 a 29 de junho
Onde: São Luís

junina-thinkstockphotos-147279075

Escolha o destino do seu arraial e se estiver em Salvador e Brasília, curta atrações como museus e construções históricas (Foto: Thinkstock)

Bahia

Várias festas em homenagem a São João acontecem em todo o estado. Destaque para a festa conhecida como o melhor São João da Bahia, em Mata São João, localizada a pouco mais de 1h de carro de Salvador. Barraquinhas de comida e bebida – quentão, milho e canjica fazem sucesso! –, além de espaço para danças populares, entre elas baião e forró, não faltam em todas as edições do evento organizado pela prefeitura. Por lá também é comum encontrar blocos de rua. As atrações se concentram na sede do munícipio e também na praia do Forte e na região de Imbassaí, onde dá para curtir a praia.

Festa: São João de Mata
Quando: de 23 a 26 de junho
Onde: Mata de São João

Distrito Federal

Ceilândia, em Brasília, é o primeiro local que vem à cabeça quando o assunto é festa junina na região. A cidade recebe o arraial o Maior São João do Cerrado, que também ganhou fama de o Maior São João Fora de Época do Brasil, já que acontece em agosto. Aproveite para viajar e conhecer os museus e parques de Brasília e incluir a festa no seu roteiro! As atrações de forró e sertanejo, parque de diversões e comidas típicas se concentram no Estádio Abadião. O arraial está na décima edição e já chegou a atrair 80 mil pessoas em uma só noite.

Festa: O Maior São João do Cerrado
Quando: de 25 a 28 de agosto
Onde: Brasília

Fonte: CVC
Foto capa: Thinkstock