*Matéria publicada originalmente pela Agência Avante no site OCP Online
Não é só nos esportes mais populares que Jaraguá do Sul se destaca entre os campeões. Poucos sabem, mas tem um time jaraguaense que se destaca no cenário estadual: o Aliens Roller Hockey, uma equipe de hóquei sobre patins, que se prepara para disputar o Campeonato Catarinense desse ano, e vai em busca do seu 4º título.
Apesar de parecer nova, a equipe foi fundada em 2001, sucedendo a extinta ‘Cromossomos’ (esta criada em 1996), a equipe de hóquei sobre patins compete entre os dias 5 e 6 de novembro, na cidade de São José, em mais uma edição do Campeonato Catarinense, no qual busca o seu quarto troféu de campeão – as outras conquistas foram nas temporadas 2002, 2003 e 2004. “Estamos com um time muito bom e nossa expectativa é das melhores possíveis. Todos os nossos adversários são muito fortes e não vamos ter vida fácil, mas acreditamos muito em mais um título para nosso time”, disse o presidente e atleta Lucas Ortiz.
pagina-2212
(Foto: Lucas Pavin)
No total, serão seis equipes participantes no Estadual. Além do Aliens, correm atrás do título o Vento Sul ‘A’ (Florianópolis), Vento Sul ‘B’ (Florianópolis), Canibais ‘A’ (Chapecó), Canibais ‘B’ (Chapecó) e Vikings (São José), que se enfrentam todos contra todos na primeira fase, até serem definidos as posições que avançam para as disputas da final, terceiro e quarto lugar, e quinto e sexto lugar.
Para esta competição, o time jaraguaense conta com um elenco formado 18 atletas, sendo 11 de Jaraguá do Sul, cinco de Joinville e outros dois de Blumenau. “A nossa preparação vem sendo muito boa. Com a mescla de jogadores destas três cidades conseguimos montar um grupo muito forte. Sabemos que as outras equipes também se preparam bem, mas esperamos sair de lá com o título”, destacou o goleiro Marcos Luan.
Assista ao vídeo e veja alguns momentos dos Aliens no campeonato Open Curitiba que aconteceu em julho de 2016:
https://www.youtube.com/watch?v=cVGZwuz7g2s

História

O hóquei em Jaraguá do Sul começou em 1994, mas foi somente dois anos depois que a cidade teve seu primeiro time no esporte, intitulado Cromossomos. Após participar de diversos campeonatos durante três anos, a equipe encerrou atividades, em 1999, pelo fato de não ter reposição para os jogadores que deixavam de praticar o esporte. De 1999 a 2001, o hóquei ficou parado na cidade, mesmo com novos jogadores praticando, mas todos em grupos isolados.
Até que em meados de 2001, vários atletas se reuniram e resolveram montar o Aliens Roller Hockey. De lá para cá, a equipe já conquistou o título de três Campeonatos Catarinenses, um Interestadual (Paranaense/Catarinense, em 2012) e uma Copa Amizade (2014), além de ficar entre as principais colocações em outras edições do Estadual, Interestadual e Taça Cidade de Curitiba.

Pouco reconhecimento

Apesar dos títulos conquistados até hoje e de ser considerado uma das maiores potencias do hóquei no Estado, o Aliens busca reconhecimento fora das quadras. Atualmente, a equipe não possui nenhum patrocínio e os próprios atletas investem na inscrição de campeonatos e custos com aluguel de quadra, equipamentos, hospedagem e alimentação nas viagens. Segundo Ortiz, quem tiver interesse de patrocinar a equipe basta entrar em contato pelo telefone (47) 9628-1801.
12898300_503915769792378_8566643368864717230_o
Foto: Arquivo/Aliens Roller Hockey
O clube ainda convida os interessados em conhecer o esporte a participar de um treinamento, que acontece aos sábados, das 15h30 às 17h30, na AABB. Com equipamentos disponibilizados pelo clube, é preciso apenas estar munido de patins.

Conheça as regras

Como no futebol, o objetivo no hóquei é fazer o gol. O jogador pode utilizar toda a quadra, inclusive atrás do gol, para se movimentar. O puck (disco) só sai do jogo quando vai parar na arquibancada e o jogador ainda pode arremessá-lo nas bordas do campo. O gol só é válido se for feito com o stick (taco), embora ajeitar o puck com os pés seja válido durante a partida. Se o atacante de um time bater no puck com o stick, acertando o pé da defesa adversária e entrar, o gol também é validado.
A quadra oficial mede 60m x 30m, mas o esporte pode ser praticado em pistas de 40m x 20m. A superfície tem que ser plana e lisa e não há um material específico – pode ser de madeira, cimento ou de um PVC especial. O ideal é que a quadra tenha cantos curvos para facilitar o trajeto do puck. Cada time é formado por, no mínimo, seis jogadores e um goleiro e, no máximo, 16 jogadores, com um ou dois goleiros incluídos.
13661783_539575492893072_1391678077413936227_o-1
Foto: Arquivo/Aliens Roller Hockey
Em quadra, ficam somente quatro patinadores e o goleiro. Assim como no futsal, a troca de jogadores é constante e não precisa haver uma parada no tempo para acontecer. Ao todo, são quatro períodos de 10 minutos. Há dois intervalos de dois minutos (entre o 1º e o 2º período e entre o 3º e o 4º período) e um intervalo de 10 minutos (entre o 2º e o 3º período).
Fonte: Agência Avânte!/OCP Online