O centro histórico de Florianópolis viveu uma manhã de sábado (28) especial. Nem mesmo a forte neblina que encobriu o céu nas primeiras horas foi suficiente para impedir a boa presença do público em mais uma edição da Feira Permanente Viva a Cidade.

O evento, que completa 5 anos – e nasceu na gestão do ex-prefeito César Souza Jr numa parceria com a CDL da Capital -, contou neste sábado com o reforço do o programa “Experimenta SESC”.

Artesanato tradicional de Florianópolis na Feira Vica Cidade | Foto/Divulgação

A edição deste sábado teve programação especial, com com as tradicionais brincadeiras como cama elástica, espaço literário, atividades de recreação, estande de livros, oficina de pinturas, além de roda de capoeira, apresentação de rendeiras, entre outras atividades.

 

Para registar a marca dos cinco anos, a feira recebeu um bolo simbólico ao aniversário para receber os parabéns de parceiros e visitantes da região.

Rendeiras marcaram presença no centro histórico | Foto/Divulgação

No período da tarde, o espetáculo cultural ficou por conta do “Circense”, com palhaços com pernas de pau, mágicos, malabaristas, bailarinas e equilibristas.

O encontro encheu de vida a área leste do centro, envolvendo as ruas Saldanha Marinho, Nunes Machado, Travessa Ratcliff, Antônio Luz, João Pinto, Tiradentes e Victor Meirelles.

Festa da imigração japonesa

O sábado em Florianópolis ganhou ainda as cores e imagens do Japão. A Associação Nipo Catarinense realizou a quarta edição do Festival das Estrelas – Tanaba Matsuri em Florianópolis, em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Comemorações da imigração japonesa também aconteceram em Florianópolis | Foto/Divulgação

O evento aconteceu no Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa.
A lenda de Tanabata consiste na história de amor entre duas estrelas, Orihime (Vega) e Hikoboshi (Altair). O festival, que celebra esta história de amor, teve início na Corte Imperial do Japão há cerca de 1.150 anos, e lá tornou-se feriado nacional em 1603.


Atualmente o Tanabata é uma das maiores festas populares do Japão. É realizado em diversas cidades, o mais tradicional é o de Miyagui, que se realiza em agosto, aproveitando as férias de verão das escolas japonesas.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!