O Roteiro Blumenau Gastronômico (RBG) Delivery já é considerado um sucesso por seus organizadores. A ação, que ocorreu entre 7 de abril e 31 de maio, contou com 88 estabelecimentos participantes e foi criada como forma de auxiliar o setor gastronômico de Blumenau a se adequar à situação de isolamento social que a humanidade está passando. Além de auxiliar os bares, restaurantes e cafeterias a se reinventarem no atual cenário, o movimento também serviu como modelo para outras regiões de Santa Catarina e do Brasil.

Develon da Rocha, diretor da Sol Eventos, empresa criadora do RBG Delivery, conta que outras cidades do estado já buscaram informações de como realizar a ação. “Blumenau foi pioneira nesta ação. Fomentamos o cenário gastronômico da cidade em um momento muito difícil. Nos últimos dias vimos movimentos similares ocorrendo em Itajaí, Florianópolis, além de cidades de fora do estado, como Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e Paracatu em Minas Gerais”, comenta.

Durante o período que o RBG Delivery ocorreu foram vendidos mais de 6,6 mil pratos, o que dá uma média de 121 pratos por dia. Ketlin Vicenti, da Sol Eventos, explica que além de ser uma ferramenta potencializadora do formato, o RBG Delivery também serviu como encorajador dos estabelecimentos que ainda não possuíam o atendimento no formato entrega. Em dados levantados pela organização foi possível constatar que 34,6% dos estabelecimentos participantes do movimento não possuíam o delivery e criaram o tipo de atendimento por conta da ação.

Foi o caso do Benkendorff Kaffe que iniciou o atendimento por entrega por conta do Roteiro Blumenau Gastronômico Delivery. Jonathan Benkendorff, sócio-proprietário, alega que o roteiro funcionou como um facilitador para divulgar a nova ferramenta do estabelecimento. “O roteiro pra gente em especial veio em um momento de muita oportunidade. Não trabalhávamos com delivery antes, então foi preciso começar do zero e o roteiro auxiliou com a expertise e por já ser conhecido na cidade, trazendo o know how para as marcas que estavam junto”, diz.

Aumenta da demanda por delivery

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apontou um aumento nas compras no formato on-line no Brasil no período de pandemia. Conforme mostra a pesquisa, 61% dos clientes que efetuaram compras on-line durante a quarentena aumentaram o volume de compras no formato por conta do isolamento social. O estudo ainda mostrou um aumento de vendas de 79% no segmento de comidas e bebidas, ou seja, no formato delivery.

Ainda de acordo com os dados divulgados pela pesquisa, a tendência é de que o hábito por compras on-line continue. 70% dos entrevistados alegaram que pretendem seguir comprando pela internet.

Guia gastronômico é criado

Os resultados do RBG Delivery foram tão satisfatórios, que a organização pretende dar sequência no movimento. A base de dados levantada com os estabelecimentos participantes da ação vai servir para a criação de um Guia Gastronômico Oficial do município de Blumenau. A ideia, conforme garante Develon da Rocha, é reunir todas as informações sobre os estabelecimentos de Blumenau em um lugar só. O Guia está previsto para ser lançado durante o mês de julho.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul