Robótica: inscrições para curso na Católica seguem abertas

Terminam na próxima quinta-feira, dia 5, as inscrições para o curso “Programação com Arduino Básico”, capacitação promovida pelo Grupo de Robótica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.

Os encontros ocorrerão durante quatro sábados: em maio, nos dias 7, 14 e 21, e, em junho, no dia 4. O horário é das 8h às 17h, no Laboratório de Hardware da unidade. Os interessados devem se inscrever no site da Católica (clique aqui).

O curso é aberto para acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação e à comunidade em geral, e são oferecidas 30 vagas. O curso será ministrado pelo professor da Católica SC, Manfred Heil Júnior. Para participar, é necessário ter conhecimento em informática básica, mas não é exigido saber sobre programação.

Através da capacitação, o aluno irá adquirir noções de eletrônica básica e programação, além de realizar experimentos com o kit Arduino.

Arduino é um microprocessador que pode ser programado para executar diversas tarefas, interagindo com outros componentes, como sensores e aparelhos.  Pode, por exemplo, controlar a temperatura de uma sala, acionando automaticamente o ar-condicionado quando o ambiente atinge determinado grau de calor.

Esta é a primeira vez que a Instituição oferece um curso nessa área. De acordo com o coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, a intenção é oferecer, futuramente, um curso mais avançado para que os participantes desenvolvam projetos nas áreas de robótica e automação – que estão se expandindo rapidamente por causa do surgimento de novas tecnologias.

O investimento é de R$ 270,00 (à vista) ou em três parcelas de R$ 90,00 (a prazo).

Grupo busca recursos para participar de torneio de robôs

Henning destaca que, através do curso, o Grupo de Robótica pretende arrecadar recursos para a participação da equipe Wickedbotz na 12 ª Winter Challenge 2016”, evento internacional de robótica que ocorre em São Caetano do Sul (SP), em junho.

A verba será utilizada para custear as despesas de transporte e alojamento dos competidores e de inscrição dos robôs. O grupo já foi campeão do evento em 2014, na categoria Trekking. Além do curso como auxílio, os alunos também fizeram uma vaquinha para tentar conseguir o valor, clique aqui.

vakinha robótica

Na prova, os robôs autônomos – que utilizam GPS, bússola e sonares – tiveram de percorrer um campo de futebol, localizando três cones.

A Wickedbotz é uma equipe de guerra de robôs criada em 2008, em Joinville, que tem como objetivo participar de competições nacionais e internacionais de robôs. Atualmente, o grupo envolve acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia Elétrica e Mecânica das unidades de Jaraguá do Sul e Joinville.

Além de levar o nome da Católica SC nas disputas em que participa, o grupo também difunde o conhecimento da robótica para a comunidade onde está inserido.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas com Maurício Henning, pelo telefone (47) 3275-8229 ou pelo e-mail mhenning@catolicasc.org.br.