Jaraguá do Sul recebe nesta terça-feira (31) a turnê “O Som do Brasil”, da Orquestra de Câmara de Blumenau e o acordeonista Renato Borghetti, no Teatro Scar, às 20h. A apresentação homenageará um ícone da música brasileira: Luiz Gonzaga.
O concerto terá entrada franca e os ingressos deverão ser retirados nas bilheterias do local por ordem de chegada, uma hora antes do espetáculo. A turnê é realizada pelo Ministério da Cultura com o patrocínio das empresas Banco Bradesco e Cia. Hering.
A nova temporada conta com arranjos originais do maestro Daniel Bortholossi e do violonista Daniel Sá, com a direção artística do músico italiano Daniele Girardello. Uma das novidades do espetáculo é a cantora Paula Tessarolo, que interage com a orquestra e com Renato Borghetti. No repertório estão clássicos como “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas; “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e também “Fronteira”, de Renato Borghetti e Daniel Sá, e “Milonga para Missões”, de Gilberto Monteiro.
O acordeonista guarda boas lembranças do amigo nordestino, com quem na década de 1980, participou da gravação de um álbum de Gonzagão. “Foi muito tranquilo gravar com ele, já que ambos tocamos gaita, eu com a gaita-ponto e ele com a pianada. Ele era um artista muito generoso”, recorda. “A gaita é tocada em todas as regiões do Brasil e, por isso, a escolha por homenagear Luiz Gonzaga faz esse elo naturalmente.”
Renato Borghetti já esteve em Jaraguá do Sul com a Orquestra de Câmara de Blumenau em 2014. Confira entrevista dada na ocasião para William Fritzke, com imagens de Rafael Verch: