Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Registros históricos: conheça o prédio mais alto de Jaraguá do Sul

Foto: Fabio Junkes/OCP News

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/10/2023 - 15:10 - Atualizada em: 13/10/2023 - 15:18

Produção do texto: Milena Vitoria Natali

Desde a pré-história, a arquitetura acompanha a vida em sociedade, e é sem dúvidas, uma das áreas de conhecimento mais importantes da ciência. Jaraguá do Sul é conhecida por sua marca histórica e cultural, preservando as diversas tradições que moldaram a cidade. Entretanto, o município foi se adequando à modernidade, e hoje, comporta alguns dos edifícios referência em Santa Catarina.

Historicamente, até os anos 1980, o prédio mais cobiçado era o Edifício Jaraguá, com 18 andares, situado na rua Presidente Epitácio Pessoa, no Centro. E para surpresa de muitos, é até hoje! Na época em que foi projetado, não existia limite de altura definido e o tamanho deste empreendimento foi muito representativo para os padrões daquele tempo.

Ao todo, são seis apartamentos por andar, somente o último pavimento residencial (15º) possui dois com área interna maior. No total, são 86 apartamentos e três andares de estacionamento.

Aliado ao crescimento da cidade, da evolução das técnicas e materiais, surgiram diversos outros edifícios, a maioria com altura de até 12 pavimentos.

POR QUE UM PRÉDIO DOS ANOS 80 AINDA SE DESTACA?

Foto: Fabio Junkes/OCP News

A arquiteta e urbanista Lizziane Mylena Volkmann, que atua diretamente na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, diz que a cidade possui edificações que relacionam-se com períodos históricos, a maioria construções térreas ou sobrados. Além disso, os prédios influenciam na dinâmica do local, na paisagem urbana e na relação com os espaços públicos.

Tendo em vista que na época não existia um limite referente a altura, o prédio é até hoje um dos mais emblemáticos da região e acompanhou toda a industrialização da cidade, a chegada de migrantes em busca de melhoria de vida e o fim do regime militar no Brasil.

O edifício é lembrado por muitos como o prédio central de Jaraguá do Sul, contendo memórias marcantes do local. De acordo com a residente Eduarda Ewald, o condomínio tem boa organização, possui horário regrado de coleta de lixo e um elevador de uso para pets. O interior também é de impressionar, com uma vista panorâmica de todo o Centro e um hall de entrada aconchegante.

O gabarito máximo (calculado pela distância entre o pavimento térreo e o nível da cobertura) permite em alguns bairros da área central até 90 metros de altura (cerca de 30 pavimentos), outros municípios até 60 metros (cerca de 20 pavimentos) e em diferentes localidades até 36 metros (cerca de 12 pavimentos).

Esse limite foi permitido até 2020, quando houve a revisão da legislação. Hoje, encontram-se em construção diversos prédios, a maioria de uso exclusivamente residencial, inclusive com altura de 60 metros (cerca de 20 pavimentos).

UM FUTURO PROMISSOR PARA JARAGUÁ DO SUL

Sobre os planos futuros para expandir a estrutura de Jaraguá do Sul, a arquiteta afirma que em termos de crescimento territorial, o município tem suas diretrizes de desenvolvimento estabelecidas no Plano Diretor, nas quais todos os planos e ações devem estar relacionados.

Considerando as expectativas de crescimento, Jaraguá estabelece uma série de ações para garantir o desenvolvimento sustentável, visando a segurança e o conforto da população, além da preservação dos recursos naturais.

A forma de utilização e a ocupação do solo, ou seja, as formas das edificações e seus usos, seguem os parâmetros estabelecidos pela lei. A expectativa é do surgimento de novas edificações, de diferentes alturas e usos, com formas e acabamentos diferenciados para embelezar ainda a cidade.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação