[VÍDEO] Separamos corretamente o lixo em Jaraguá do Sul? Veja o que gravamos num dos centros de reciclagem da cidade!

Por: Elissandro Sutil

18/08/2017 - 11:08 - Atualizada em: 29/08/2017 - 11:44

Já parou para pensar pra onde vai o nosso lixo reciclável, depois que o caminhão da Coleta Seletiva recolhe? Pois cada sacolinha que os jaraguaenses separam em casa vai para as cooperativas de recicladores da cidade. Hoje são quatro regularizadas na Prefeitura, e que recebem o caminhão para trabalhar com os materiais que nós jogamos fora.

E depois? Esse material vai parar literalmente nas mãos dos recicladores que separam todo esse “lixo reutilizável”. Exatamente, tem uma galera ali trabalhando para separar novamente tudo o que a gente coloca dentro da sacola de recicláveis… e nós podemos tornar esse trabalho muito mais complicado do que parece.

Para saber um pouco mais como é este dia a dia, nada melhor do que ouvir isso dos próprios profissionais, por isso fomos até uma cooperativa de recicladores e preparamos um mini doc todo especial pra vocês! Visitamos a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores Jaraguaenses JVS, confira:

O PROCESSO
Depois de tudo separado, o lixo é compactado em grandes blocos de um mesmo material e encaminhado a empresas responsáveis pela reutilização desse material. Essas empresas utilizam esse “lixo seco” para transformar em outros materiais e colocar novamente no mercado para as pessoas utilizarem.

Hoje, as empresas conseguem usar esses materiais para fazer novamente papel, caixas de papelão, roupas, móveis, utensílios domésticos, entre outros. Reciclagem é, então, a atividade de recuperação e revalorização da matéria-prima descartada, que se transforma em um novo produto, retornando ao ciclo de produção.

Qual a importância da reciclagem, no fim das contas?  

Acabar com a cadeia de destruição do planeta, do meio ambiente, que nós mesmos criamos. Reciclando em casa, no trabalho, na escola… fazemos nosso papel como cidadãos conscientes, esse lixo não vai parar na natureza e demorar anos para se decompor, e ainda poluindo o solo e todo o ecossistema.

Vantagens? 
– Uma quantidade menor de resíduos indo para aterros e lixões;
– Resíduos descartados corretamente não contaminam o solo e as águas;
– Resíduos descartados corretamente ajudam na limpeza e higiene das cidades;
– A coleta seletiva adequada facilita o processo, barateando o custo dos reciclados e também dos orgânicos encaminhados ao aterro;
– Reciclagem retarda a escassez de matérias-primas;
– Reciclagem proporciona geração de riqueza;
– Reciclagem propicia a geração de inúmeros empregos.

Precisa de mais motivos? A gente já tá bem convencido! 😉