Rapel: onde e com quem praticar em Jaraguá do Sul e região

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/05/2016 - 16:05 - Atualizada em: 23/05/2016 - 08:37

Já pensou em encarar as alturas e e fazer uma descida de rapel? Se o medo de estar alguns metros acima do chão não te intimida, é só se programar e partir pra aventura.

Parque Natural Braço Esquerdo

Localizado em São Bento, o parque é uma boa opção para os aventureiros. Para a prática do rapel, conta com dois locais para o esporte: uma pedra e a cachoeira. A pedra tem 45 m, mas a sensação de altura é de 100. Na cachoeira, são cerca de 45 m de altura.

rapel cachoeira

Rapel na cachoeira

O serviço de rapel é prestado pela Cardoso Treinamentos, empresa autorizada pelo parque para a prática. É disponibilizado todo o equipamento, feito acompanhamento da descida e até um breve treinamento, por isso, não é necessário ter experiência com o esporte.

Para fazer a descida, a idade permitida é a partir de 12 anos (dependendo da estrutura corporal das crianças). Menores precisam ter a autorização dos pais. O valor é de R$80 por pessoa, e cada uma assina um termo de conhecimento de risco.

rapel na pedra

Rapel na pedra. Foto: Roniel Fonseca

Os agendamentos precisam ser feitos antecipadamente, pelo menos uma semana antes, diretamente com a empresa pelo telefone 9111-8429.

O Parque Natural Braço Esquerdo está localizado na rua Ano Bom, s/n, em São Bento. Telefone para mais informações é 9974-7874. Confira também a página no Facebook.

Salamandra Escola de Montanha

A Salamandra é uma empresa de Joinville que atua na área de montanhismo desde 2001, oferecendo serviços como cursos, guia de montanha e muro de escalada para eventos. 

No rapel, oferecem a atividade de escalada experimental, onde fazem uma trilha, com escalada em uma parede de rocha e então ocorre a descida de rapel.

escalada experimental

Escalada experimental em Campo Alegre

A empresa atua principalmente na Serra do Mar catarinense, abrangendo toda a região nordeste do estado. A próxima atividade já tem data programada: será no feriado de Corpus Christi (quinta, 26 de maio). Haverá caminhada + escalada em rocha + rapel. Não é necessário conhecimento, equipamento, nem experiência no esporte para participar. A aventura começa em uma trilha do Castelo dos Bugres, em Joinville.  O valor é R$150 e são 10 vagas disponíveis.

E como indicação de lugares para praticar a escalada, a empresa destaca montanhas como o Castelo dos Bugres, em Joinville; Morro do Pão de Açúcar, em São Francisco do Sul; Parque Natural Braço Esquerdo, em São Bento do Sul e Corupá ou Cascata Paraíso, em Campo Alegre.

Mais informações pelo telefone 47 9904-7010, no e-mail djcasas@asalamandra.com.br ou pela página no Facebook.

Vertical Aventura Clube de Montanhismo

O grupo existe desde 1999, e pratica montanhismo em geral, como escaladas, caminhadas e rapel. Os encontros, agora, acontecem mais esporadicamente, sem data definida, no próprio Braço Esquerdo e no Pico Jaraguá, por exemplo. Porém, quem quiser deixar o contato pode mandar e-mail para veropaciellomatile@gmail.com.

Fotos: Divulgação Parque Natural Braço Esquerdo e Salamandra Escola de Montanha