O Quinteto Jaraguá chega à metade de sua turnê por dez cidades catarinenses neste sábado (12), quando faz parada em Joinville. Às 10h, o grupo se apresenta no auditório do Corpo de Bombeiros Voluntários, com entrada valendo 1kg de alimento. À tarde, no mesmo local, ele ministra workshop para alunos de instrumentos de sopro (clarinete, flauta, oboé, fagote e trompa). A inscrição é gratuita pelo site jaraguaquinteto.vpeventos.com.

O giro pelo Estado se deve a aprovação no Edital Elisabete Anderle de Apoio às Arte a à Cultura de 2017, no qual foi premiado com o maior valor na categoria música (R$ 100 mil). Até o final de julho, o Quinteto Jaraguá – formado em 2011 pelo fagotista Joel Henquemaier - ainda realiza workshops em Santo Amaro da Imperatriz, Itajaí, Florianópolis, Chapecó e Lages.

Em seguida, o grupo tem planos ousados, ambos aprovados na Lei Rouanet e dependendo de captação junto a empresas. Além da segunda etapa da turnê, existe o projeto de realizar 60 concertos em escolas de todas as regiões de Santa Catarina, apresentando uma versão para quinteto de sopros do famoso conto infantil “Pedro e o Lobo”. Trata-se de mais uma ação do grupo de educação musical e formação de plateia, desta vez, favorecendo crianças com pouco ou nenhum contato com a arte.