Quer estudar fora? Holanda oferece 80 bolsas de estudo exclusivas para brasileiros

Por: Elissandro Sutil

11/10/2016 - 13:10 - Atualizada em: 11/10/2016 - 13:35

Pra quem sonha em estudar fora, aqui vai uma boa notícia: a Holanda abriu 80 bolsas exclusivas para brasileiros! Sim! O anúncio da abertura de inscrições para as Orange Tulip Scholarships foi feito pela Nuffic Neso Brazil.

As 80 bolsas são em 35 universidades da Holanda e todos os cursos são ministrados em inglês. As inscrições podem ser feitas até 01 de abril de 2017.

Podem se candidatar estudantes de graduação, pós-graduação, MBA e short degree (modalidade na qual o último ano da graduação é feita na Holanda) nas mais diversas áreas. Os cursos são de pós-graduação nas áreas de administração, artes, comunicação, finanças, saúde, ciências humanas e governamentais, entre outras áreas.

Para se candidatar, é preciso enviar histórico escolar, currículo e certificado de proficiência em inglês. Como a seleção é feita pelas universidades, é possível que sejam solicitados documentos complementares, como resultados de provas específicas (como GMAT ou GRE), portifólio, ou entrevistas por Skype.

Não há limite de idade e cada participante pode se candidatar a até quatro universidades (confira aqui a lista completa de universidades). Depois, deve iniciar o processo de candidatura junto à própria universidade – sendo que universidades podem ter prazos diferentes de inscrição, então, fique atento!

O resultado será divulgado em julho de 2017 para os programas que se iniciam em setembro. Veja o passo a passo completo.

Ajuda de custo

As bolsas podem ser integrais ou terem descontos no valor da anuidade. Algumas universidades também oferecem um auxílio de custo para manutenção no país que pode chegar a 50 mil euros, ou 180 mil reais. Os critérios de admissão específicos para cada curso e o valor das bolsas oferecidas podem ser vistos na relação de universidades participantes do OTS 2017.

Fontes: Estudar Fora, Só Notícia Boa e Exame