Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Quem foi Tiradentes? O mártir da Inconfidência Mineira que virou símbolo da luta pela liberdade no Brasil

Foto: Reprodução Jesuitas do Brasil

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

21/04/2025 - 08:04

Em 21 de abril, o Brasil celebra o feriado de Tiradentes. Mas você sabe quem foi esse personagem histórico e por que ele é lembrado até hoje como um herói nacional?

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, um movimento de cunho separatista que, no final do século XVIII, tentou libertar o Brasil do domínio português. Seu apelido surgiu por causa de sua profissão de dentista – na época, algo incomum e muitas vezes realizado por curiosos e práticos, como era o seu caso.

De origem simples a líder revolucionário

Nascido em 1746, em Minas Gerais, Tiradentes era órfão de pai e mãe desde cedo. Teve que batalhar para sobreviver e exercer diferentes atividades ao longo da vida: foi minerador, comerciante, tropeiro, farmacêutico e até alferes (espécie de oficial de baixa patente) no Regimento de Dragões de Minas.

Incomodado com os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, principalmente o chamado “quinto” (20% de todo o ouro extraído), Tiradentes se juntou a um grupo de intelectuais e proprietários rurais mineiros que planejavam proclamar uma república independente em Minas Gerais.

A traição e a execução

A conspiração, no entanto, foi descoberta antes de se concretizar. Alguns membros do movimento recuaram, e outros chegaram a delatar os colegas em troca de perdão. Tiradentes foi o único dos inconfidentes que assumiu total responsabilidade pelo plano e não negou sua participação. Por isso, acabou sendo o único condenado à morte.

No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro, e seu corpo foi esquartejado. Partes foram espalhadas pelas estradas de Minas Gerais como forma de intimidar outros que pensassem em se rebelar.

O símbolo da liberdade

Durante o Império, Tiradentes foi tratado como criminoso. Mas com a Proclamação da República, em 1889, sua imagem passou por uma revalorização. Ele foi transformado em símbolo da luta contra a opressão e da busca pela independência, sendo comparado a figuras como Jesus Cristo — inclusive, muitos retratos populares mostram Tiradentes com cabelos longos e barba, como em imagens religiosas.

Hoje, ele é considerado um herói nacional, e seu nome batiza ruas, escolas, praças e até cidades em todo o país. O feriado de 21 de abril, data de sua morte, é uma homenagem oficial ao legado de quem sonhou com um Brasil livre e mais justo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).