Queijo de Pomerode ganha prêmio de “Melhor Queijeiro do Brasil”

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

27/04/2024 - 10:04 - Atualizada em: 27/04/2024 - 10:19

Os apreciadores de queijo já podem começar a planejar sua próxima viagem para saborear o melhor de todos! Produzido em Pomerode, Santa Catarina, o queijo Morro Azul foi o grande campeão do Mundial do Queijo do Brasil.

Em meio a uma concorrência acirrada, tanto nacional quanto internacional, esse produto brasileiro se destacou na classificação geral do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos, recentemente realizado em São Paulo. Tive a oportunidade de visitar Pomerode no ano passado e, por sorte, pude provar o incrível queijo Morro Azul.

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro

Com uma produção meticulosa e detalhada, esse queijo cremoso possui um sabor suave que realmente encanta o paladar (sério, é absolutamente maravilhoso)! Para sua fabricação, o queijo é envolto em uma cinta de madeira. Com notas amanteigadas e lácteas, o produto é isento de lactose, já que esta é naturalmente eliminada durante o processo de maturação.

Elaborado com leite de vaca, casca mofada e massa mole, o Morro Azul foi criado pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes, proprietários do Laticínios Pomerode. Recebendo o nome de uma das montanhas da cidade catarinense, este queijo já havia conquistado um prêmio em 2023 no 35º “World Cheese Awards”, na Noruega, onde foi reconhecido como o Melhor Queijo da América Latina. Se você deseja conhecer de perto a produção e provar o Morro Azul, além de outros queijos deliciosos, pode fazer uma visita à fábrica da Pomerode Alimentos, que inclui uma degustação perfeita de queijos e geleias!

Foto: Divulgação

Melhor Queijeiro do Brasil

Além disso, a região sul do Brasil também se destacou com o prêmio de Melhor Queijeiro do Brasil, conquistado pelo paranaense Henrique Herbet. Para a competição, Henrique apresentou um queijo suave de sabor intenso, ao qual deu o nome de “Entardecer do Oeste”.