Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Queijo artesanal brasileiro é eleito o melhor do mundo em concurso internacional

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Milena Natali

03/07/2025 - 13:07 - Atualizada em: 03/07/2025 - 13:50

O Brasil acaba de conquistar o mundo, e não foi no futebol, nem no samba, mas no paladar! Pela primeira vez, um queijo brasileiro levou o troféu mais cobiçado da ExpoQueijo Brasil, um dos concursos de queijos mais respeitados do planeta. O vencedor foi o queijo “Pedra do Segredo”, produzido em Alagoa, no Sul de Minas Gerais.

O queijo foi inscrito na categoria de queijos de leite cru, com casca lisa e/ou lavada, e com mais de 180 dias de maturação. Com textura firme, cor amarelada e um miolo que derrete de tão cremoso, o queijo ainda exibe pequenos cristais de tirosina, aminoácidos formados naturalmente durante a maturação e que são sinal de um queijo com personalidade e maturidade.

Foto: Reprodução/Expoqueijo

E o mais incrível? Tudo isso sem qualquer tecnologia sofisticada. Segundo Tatiany Barros Siqueira, da família que produz o queijo, ele é 100% artesanal. “Os nossos queijos são maturados em temperatura ambiente. A gente não tem câmara de resfriamento, com controle de temperatura e umidade. Então, nosso controle é a nossa natureza”, disse.

A queijaria da família Siqueira participou da ExpoQueijo pela segunda vez. E se na primeira tentativa já causou boa impressão, nesta edição ela conquistou de vez o paladar do júri internacional, composto por cerca de 200 especialistas de sete países. Foram mais de mil queijos inscritos, de 17 nações diferentes, e o Brasil mostrou que sabe, sim, fazer queijo de altíssimo nível.

Tatiany, celebrou a vitória com orgulho.”É muito grandioso, né? É um prêmio que acho que levou para Alagoa um reconhecimento muito grande. Depois de duas vezes italianos e argentinos, agora trazer esse prêmio para o Brasil, para Minas Gerais e para uma cidadezinha tão pequenininha que é Alagoa, é grandioso demais”, completou.

Foto: imperial_mantiqueira/Reprodução

Brasil no topo do pódio

A ExpoQueijo Brasil distribuiu prêmios em 42 categorias e premiou produtores de quatro países. O Brasil dominou o ranking, com 39 medalhas de ouro, seguido por Itália, Argentina e Peru. Minas Gerais, terra de pão de queijo, cachaça e hospitalidade, foi o estado mais premiado, e agora, com um título mundial na prateleira.

Além do “Pedra do Segredo”, outros queijos da região também conquistaram medalhas de bronze, prata e ouro, mostrando que o terroir mineiro é fértil em sabor e excelência artesanal.

*Com informações do site Só Notícia Boa*

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.