Que se faça luz! 16 programas em Joinville nesta semana

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

03/09/2018 - 14:09 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:11

Que semana bem fornida de opções, especialmente para o discipulado roqueiro. São pelo menos sete grandes noitadas de guitarras a todo vapor, e ainda um espetáculo de dança contemporânea que leva a luminosa obra de David Bowie à cena (“Desastro”, foto no alto). Mas quem busca por cinema, artes visuais e literatura também terá seus anseios atendidos. É só conferir no querido agendão do Orelhada.

1 – Cinema brasileiro
O Sesc oferece neste mês um pacote bem fornido de produções nacionais com temas relevantes – e, quiçá, controversos – sobre a realidade brasileira, todas lançadas entre 2013 e 2016. A programação abre nesta terça com o road movie “O Signo das Tetas”, de Frederico Machado, e segue na quarta com o premiado “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho.
Quando: terça (4) e quinta (5), às 20h, no Sesc de Joinville.

2 – Cineclube Premium
A sessão desta semana do projeto da 33 Arthouse é “O Novíssimo Testatamento” (2014), fantasia dirigida pelo diretor belga Jaco Van Dormael. Na história, Deus é um senhor malvado que vive em Bruxelas. Revoltada com o pai, a filha de 10 anos de idade decide revelar para todos os seres humanos a data e a hora de suas mortes, o que gera consequências inimagináveis.
Quando: quarta (5), às 20h, na 33 Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

 https://www.youtube.com/watch?v=bEJ3oJzD250

3 – Linda Poll
Nome emblemático das artes visuais joinvilenses, Linda Poll abre a exposição “Lado a Lado”, com curadoria de Franzoi. Ela analisa as possibilidades de coabitação do indivíduo e do objeto, explora as características pessoais e de personalidade, desenvolve o significante como referência de lembrança e o viver junto. O tema da mostra é baseado no livro “Como Viver Juntos”, de Roland Barthes.
Quando: quarta (5), às 20h, no Sesc de Joinville.

4 – “Desastro”
O espetáculo baiano concebido e dirigido por Neto Machado chega á Joinville via projeto Palco Giratório. Trata-se de dança contemporânea com elementos de teatro e show musical que usa diversos recursos de iluminação para dar vida a fantasias adolescentes e brincar com referências da ficção científica, tendo ao fundo diferentes versões do clássico “Space Oddity”, de David Bowie.
Quando: quinta (6), às 20h, no Sesc de Joinville.

5 – Quinta Independente
Mais uma rodada de bons ventos autorais rondam o projeto, que desta vez destaca o grupo blumenauense Adorável Clichê, que chega à cidade de disco novinho em folha. Há também o trio pós-punk Blasè (de apresentações bissextas) e o rock alternativo da Voluttà e Red Phone Pills.
Quando: quinta (6), às 20h, no Porão da Liga Pub.

6 – Lançamento de livro
A jornalista e escritora Katherine Funke lança o livro “Sem Pressa”, produzido com a Bolsa Funarte de Criação Literária (2010) e lançado com apoio do Edital Elisabete Anderle. A obra, ilustrada por Meryl Dith e design de Pierre Themotheo, traz longas reportagens em torno de ofícios que levam em consideração a passagem do tempo.
Quando: quinta (6), às 20h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).


7 – Aquiles Priester
Um dos mais aclamados bateristas do metal contemporâneo, Priester apresenta por aqui seu “workshow”, no qual fala sobre técnicas e equipamentos e demonstra na prática o que sabe, tocando músicas das bandas da qual fez/faz parte, como Angra e Hangar.
Quando: quinta (6), às 20h, no Conservatório Belas Artes (rua Aubé, 427).

8 – Picnic Revista Babies
A quarta edição do picnic será em prol do financiamento coletivo da publicação do livro infantil “As Férias de João Manoel”, de Rodrigo Domingos e Fernanda Sponchiado. A programação gratuita, com foco nos papais, mamães e nas crianças de até 5 anos, contará com rodas de conversa, oficinas, brincadeiras, degustações e apresentações de música e teatro. A programação completa está AQUI.
Quando: sexta (7), das 9h às 13h, no parque da Expoville.

9 – 1º WoodsRock Joinville
Bravaro, Jesus Luhcas, Ladies on the Rock, Somaa, Comanches, 3 a Fio, Fevereiro da Silva, Raiz Vital e o projeto Rock ao Piano são algumas das mais de 20 atrações que compõe a primeira edição do festival. O evento também contará com DJs, opções gastronômicas e estrutura para camping.  A programação completa está AQUI.
Quando: de sexta (7), ao meio-dia, a domingo (9), na Estrada do Pico, em Pirabeiraba.


10 – Indie-pendence Nights
Aproveitando a participação no Festival Não vai ter Coca, as bandas Quazimorto e Atrás do Pensamento, de Florianópolis, fazem uma paradinha no bairro Boa Vista. Por lá mostrarão o que cerca suas canções autorais: indie rock experimental, ruidoso e isento de vocais, no caso do Quazimorto; guitarras indie com riffs luminosos e letras cheias de ironia, no caso do Atrás do Pensamento.
Quando: sexta (7), às 20h, no Pub do Cota (rua Hélio Lentz Puerta, 107, Boa Vista).

11 – Matillha
Para os adeptos de um hard heavy potente, a banda paulista Mattilha chega para apresentar as faixas de “Crônicas do Underground”, uma bombástica coleção de faixas rápidas e pesadas sobre o cotidiano e o fazer música. A joinvilense Sinarquia tem a missão de aquecer o público para a atração principal.
Quando: sexta (7), às 20h, no Garage (av. Procópio Gomes, 1.300).

12 – Black Pantera
Em sua primeira turnê no Sul, o trio de Uberaba (MG) Black Pantera chega à Joinville para uma noitada de brutalidade sonora. Adepta do thrash metal com letras de protesto em português, a banda já participou do Download, um dos maiores festivais de metal do mundo, e lançou em março seu segundo disco, “Agressão”. A noite também reserva as pauladas da Rest in Chaos, de Florianópolis, e dos anfitriões da Controversy.
Quando: sexta (7), às 22h, no Delinquent’s Bar.

13 – Livro sobre a Maçonaria
No livro “Entre Dois Amores – como a Maçonaria vem Transformando o Brasil e o Mundo”, Luiz Cláudio de Assis Pereira investiga a atuação política da Maçonaria brasileira até chegar ao campo religioso. Ele reúne, analisa, confronta e coloca em ordem as informações levantadas para facilitar o entendimento de um assunto polêmico que, ao longo dos últimos anos, se fez propositadamente misterioso pelos próprios membros. O autor explica como os maçons dominaram todos os partidos políticos brasileiros e porque é importante deixar de lado o conteúdo ideológico da discussão e levá-la para o campo religioso.
Quando: sábado (8), às 10h, na Livraria O Sebo.

 

14 – Feira do Príncipe
Inclusão é o tema desta edição da feira, portanto, além dos habituais estandes de artesanato, brechó, antiguidades, plantas, acessórios e quitutes, o evento contará com a participação de entidades assistenciais e que promovem a inclusão em Joinville. Estarão lá Apae, IMPAR, Adej, Ajidevi, SOIS e Comde com apresentações, oficinas e exposições.
Quando: domingo (9), das 10h às 16h, na rua do Príncipe.

15 – Joinville Jazz Big Band
A Joinville Jazz Big Band comemora mais um ano de existência com o concerto “História”, que percorre diferentes momentos e repertórios do grupo. Assim, o espetáculo passará por clássicos do início dessa trajetória, composições autorais que farão parte do disco de estreia e trechos da “Suite para a Joinville Jazz Big Band” , escrita especialmente para o projeto e lançada em 2017.
Quando: domingo (9), às 19h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

16 – Fusage & Satelit Groove
Baita dobradinha de stoner com funk/jazz sacolejante. A Fusage vem de Maringá (PR) com uma sacola de riffs pesadas e viajantes que abrigam de Black Sabbath a Fu Manchu, presentes no disco de estreia lançado em 2017. Já o Satelit Groov é prata da casa. Sua missão é fazer o povo dançar pavimentando com rock e psicodelia suas canções com influências de Hermeto Pascoal, Herbie Hancock e Eumir Deodato.
Quando: domingo (9), às 22h, no Delinquent’s Bar.