O Orkut foi encerrado em 2014, mas ainda é possível baixar seus dados do histórico da rede social via Google Takeout, como fotos, scraps (recados) e depoimentos. Você também pode ter acesso aos arquivos de mais de 50 milhões de comunidades — que o Google liberou no mesmo ano.
Mas, o prazo para baixar suas fotos dos servidores do Google está encerrando e acaba nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, e os dados ficarão armazenados apenas até setembro deste ano. Abaixo, saiba quatro coisas que ainda é possível fazer com dados do seu perfil no Orkut.

1. Arquivos de Comunidades

captura_de_tela_2014-09-30_as_083115
As comunidades faziam sucesso no Orkut e muitos usuários sentiram falta quando migraram para outras redes sociais com plataformas diferentes. Para preservar a história, o Google mantém um arquivo público com mais de 50 milhões de comunidades separadas em ordem alfabética.

2. Excluir posts do arquivo

Não é possível comentar ou criar novos tópicos nas comunidades, apenas visualizar o conteúdo. Entretanto, o Google criou uma forma a para os que se arrependeram apagar uma memória na rede social.

3. Denúncia

O Orkut, assim como qualquer outro site, não estava livre dos conteúdos impróprios — mesmo depois de sair de cena. Por isso, mesmo após o encerramento da rede social, é possível denunciar abusos.
captura-de-tela-2014-10-01-as-150541

4. Baixar fotos

Também é possível baixar as fotos, assim como os scraps (recados) e depoimentos. Para isso, o Google criou o Takeout, uma ferramenta que permite fazer o download dos arquivos do Orkut.
orkut-2
 
Mas como ter acesso a esses dados? Se você ainda não resgatou suas memórias do Orkut, corra para fazer download e guardá-las no seu computador. Relembre como recuperar informações dos perfis, scraps, fotos e depoimentos de amigos usando a ferramenta Google Takeout.
Passo 1. Acesse a página de recuperação de senhas do Google;
Passo 2. Insira o endereço de e-mail atrelado à sua conta do Orkut – como o Gmail veio depois, é possível que você tenha usado qualquer outro serviço para criar seu perfil na rede social;
Passo 3. Digite a última senha que você se lembra;
Passo 4. Clique em “Continuar” e recupere a senha usando um link enviado à caixa de entrada do e-mail;
Passo 5. Acesse o e-mail, clique no link e insira uma nova senha, confirmando-a em seguida. Aí é só acessar o Google Takeout e baixar o arquivo!
Agora, basta recuperar seus dados usando o Google Takeout. Porém, com o anúncio do fim do Orkut, usuários podem enfrentar dificuldades nos próximos dias, por causa dos muitos acessos ao serviço. Com isso, o jeito é tentar várias vezes até conseguir.
Se ainda não conseguiu, essa central de ajuda do Google pode ajudar!
Fonte: Techtudo 1 e Techtudo 2