Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Quase 100 mil pessoas passaram por Nova Veneza

Desfile Carnevale Di Venezia atraiu diversas pessoas no último sábado - Foto: Lucas Sabino/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

24/06/2024 - 11:06 - Atualizada em: 24/06/2024 - 11:51

Nos últimos quatro dias, Nova Veneza se transformou no epicentro da celebração da cultura italiana com a realização da tradicional Festa da Gastronomia Típica Italiana. O evento, que marca tanto a imigração italiana quanto a emancipação política-administrativa do município, atraiu uma impressionante quantidade de visitantes de todo o Brasil.

A Festa deste ano não apenas manteve, mas superou as expectativas. Com início na última quinta-feira, a festividade não só celebrou o aniversário da cidade, mas também ofereceu aos visitantes uma imersão completa na cultura local. Um dos momentos mais aguardados foi o tradicional “Tombo da Polenta”, realizado no sábado, onde uma enorme massa de polenta, preparada em um caldeirão, foi virada sobre uma plataforma, encantando o público presente.

No centro das festividades, a gastronomia italiana brilhou intensamente. Mais de 20 estandes ofereceram uma variedade de pratos típicos italianos, garantindo que os visitantes pudessem experimentar desde as clássicas massas até iguarias regionais. Além dos estandes, os restaurantes locais operaram em horários estendidos para receber os visitantes até o encerramento do evento no domingo. Ontem, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve presente no último dia da festa.

A Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Carolina Ghislandi, expressou sua satisfação com o sucesso da festa, destacando que a participação deste ano superou as expectativas anteriores, com uma estimativa de 80 a 100 mil pessoas presentes. Visitantes de diversos estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, contribuíram para o enriquecimento cultural e econômico do evento, movimentando significativamente o setor de serviços locais, especialmente restaurantes e hotéis.

“Estamos muito felizes com o resultado desses dias de festa. A nossa avaliação é que superamos todas as expectativas de qualidade e também de público. Eu acredito que nesta edição tivemos mais público do que nas edições anteriores. A estimativa é de que 80 a 100 mil pessoas estiveram em Nova Veneza. A festa é muito importante pois traz consigo uma movimentação econômica muito grande. Os restaurantes e os hotéis são os mais beneficiados”, destacou.

Os desfiles foram outro ponto alto, com destaque para o Carnevale Di Venezia, que reuniu mais de 500 participantes em uma celebração colorida e vibrante. Além disso, o desfile das famílias imigrantes, que resgatou as tradições e homenageou os fundadores da cidade, emocionou o público com mais de 40 famílias e entidades participantes. “Cada momento foi único”, disse a secretária.

* Informações do Portal TNSul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.