Será que você recebe a mesma velocidade de internet que contratou? A polêmica em torno do serviço prestado pelas operadoras no Brasil é grande, afinal, quem não quer uma internet rápida e equivalente ao pacote acordado?
Pensando nisso, a Netflix criou a ferramenta FAST.com, que funciona como um teste para as pessoas verificarem qual é a velocidade do momento da sua internet. Desde o seu lançamento, em maio de 2016, mais de 250 milhões de testes foram realizados.
Para entender melhor como funciona a ferramenta, a gente conversou com o diretor técnico da NAXI FIBRA, em Jaraguá do Sul, Gustavo Stocco. Ele explicou que o FAST.com é um teste rápido e simples, medindo apenas a velocidade de download num período curto de tempo e tira uma amostragem da conexão do dispositivo até os servidores da Netflix espalhados pelo Brasil.
Mesmo não sendo um teste conclusivo, dá pra ter uma noção de como a sua internet está funcionando e se você precisa trocar de pacote ou não. O profissional também indicou o site speedtest.net, que é o mais utilizado no mundo para medir a velocidade da internet.
Vale lembrar que, segundo regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas têm que garantir em média 80% da velocidade contratada, durante 95% do tempo. Isso no mês, porque, considerando as medições pontuais, as operadoras têm que garantir apenas 40%. O diretor destaca que o plano de regulamentação é válido exclusivamente para as grandes operadoras, como Vivo e Claro.
A gente aqui da redação fez um teste e deu que a velocidade no momento era de 91 Mb, considerando que a velocidade contratada é de 100 Mb. Olha só:
---
Você sabia que a internet de Jaraguá do Sul está entre as 70 mais rápidas do Brasil? De acordo com o ranking do site minhaconexão.com.br, a nossa cidade ocupa a 68ª posição, com 15.5Mbps de velocidade.