A Unesco reconheceu, na última sexta-feira (26), os Lençóis Maranhenses como um dos Patrimônios Naturais da Humanidade. Com isso, o Brasil passou a ter oito locais com esse título. Você sabe quais são?
Eles estão espalhados por todas as regiões do país e mostram que o Brasil foi, de fato, abençoado com uma natureza exuberante.
Confira os Patrimônios Naturais da Humanidade que ficam no Brasil
Reservas da Mata Atlântica
O trecho, que passa pelos estados de São Paulo e Paraná, além de seu valor ambiental, abriga mais de 50 sítios arqueológicos e a primeira cidade brasileira, São Vicente, fundada em 1532. As Reservas da Mata Atlântica foram declaradas um dos Patrimônios Naturais da Humanidade em 1999.
Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu fica na região de tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai. Com suas incríveis cataratas, a área recebeu quase 2 milhões de turistas no ano passado.
Costa do Descobrimento
Localizada nos estados da Bahia e do Espírito Santo, a Costa do Descobrimento também é um dos Patrimônios Naturais da Humanidade. A região abriga uma reserva da Mata Atlântica de extrema importância para a preservação de ecossistemas de interesse universal.
Áreas Protegidas do Pantanal
As Áreas Protegidas do Pantanal constituem o maior sistema inundado contínuo de água doce do mundo e um dos ecossistemas mais ricos em vida silvestre. Com 200 mil quilômetros quadrados de extensão, o Pantanal está situado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Complexo de Conservação da Amazônia Central
Riquíssimo em biodiversidade, o Complexo de Conservação da Amazônia Central é formado pelo Parque Nacional do Jaú, pelas reservas Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, e pelo Parque Nacional Anavilhanas. O complexo também é um importante sítio arqueológico, abrigando relíquias do início da ocupação humana na região amazônica.
Fernando de Noronha e Atol das Rocas
O arquipélago impressiona por sua beleza exuberante e suas riquezas aquáticas são extremamente importantes para a reprodução e a alimentação do atum, bem como de espécies de tubarão, tartarugas e mamíferos marinhos.
Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas
Localizadas no cerrado brasileiro, um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificado do mundo, ambas as áreas têm servido, ao longo de milênios, de refúgio para várias espécies.
Lençóis Maranhenses
Com águas cristalinas e dunas de áreas brancas, os Lençóis Maranhenses estão inseridos no cerrado, mas apresentam forte influência da Caatinga e da Amazônia. Dessa forma, por ali são encontradas espécies comuns destes três biomas. O destino é ideal para quem ama contemplar a natureza.
Com informações do Iphan