No fim de 2022, o planeta atingiu a marca de 8 bilhões de habitantes. Enquanto alguns países, principalmente os asiáticos, continuam registrando um alto crescimento populacional, na Europa a situação é inversa, com estagnação e, em alguns casos, até mesmo decréscimo.
Mas qual são os 10 países mais populosos do mundo? O primeiro colocado pode ser uma surpresa para muitos, já que a China liderava o ranking até meados de 2023.
Veja quais são os países mais populosos e o número de habitantes
1 – Índia (1,428 bilhão)
2- China (1,425 bilhão)
3- Estados Unidos (334 milhões)
4- Indonésia (277 milhões)
5 – Paquistão (240 milhões)
6 – Nigéria (224 milhões)
7 – Brasil (215 milhões)
8 – Bangladesh (172 milhões)
9 – Rússia (144 milhões)
10 – México (128 milhões)
Desafios para o futuro
De um lado, portanto, há o desafio de lidar com uma alta demanda populacional, em que surgem problemas como o uso de recursos naturais, a distribuição alimentar e até mesma a oferta de serviços adequados para todos.
No sentido inverso, os países com baixa natalidade enfrentam o envelhecimento da população, resultando na perda de força de trabalho e em uma grande necessidade de serviços de saúde e, também, da previdência social.
Portanto, os países terão de se adaptar às novas realidades que estão batendo à porta, estabelecendo políticas públicas que se adequem às necessidades enfrentadas pela população.