Quais os principais momentos do Femusc deste ano?

Por: Elissandro Sutil

25/01/2017 - 15:01 - Atualizada em: 25/01/2017 - 15:51

O Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) de 2017 começa nesta quinta-feira (26), e os jaraguaenses já estão garantindo a retirada dos ingressos para não perder os grandes momentos do evento. Quem prestigiou a edição passada, vai poder acompanhar uma programação já conhecida, mas com novos concertos e muitas surpresas.

Entre as novidades estão duas óperas que serão encenadas: “A Flauta Mágica” de Mozart, e “The Turn of the Screw” de Benjamin Britten. Além disso, haverá um concerto especial, na sexta-feira (27), em homenagem ao aniversário do compositor austríaco Mozart. Veja a programação completa aqui.

Serão 10 dias de muita música, aprendizagem e contato com grandes músicos. Este ano serão mais de 300 participantes, entre eles brasileiros, colombianos, chilenos e argentinos. Também participarão desta edição, músicos e estudantes vindos da Austrália, Reino Unido, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Holanda, Honduras, México, Paraguai, Peru e Venezuela.

Veja os concertos que você não pode perder:

Grandes concertos

Foto: Chan

Foto: Chan

Em uma mistura de obras e compositores consagrados e inovadores, a série Grandes Concertos tem o poder de emocionar o público com os mais diversos instrumentos, como a harpa, por exemplo. Considerado o espetáculo principal da noite, as apresentações vão acontecer em todas as noites do festival.

Para o dia de abertura, o diretor artístico e maestro, Alex Klein, reservou uma surpresa de emocionar músicos e espectadores. Ele vai reunir músicos que enviaram vídeos de inscrições para o evento e cujos trabalhos surpreenderam o maestro, será um espetáculo de virtuosismo.

Quando: todas as noites, às 20h30, no Grande Teatro da Scar.

Piano Masters

A série “Piano Masters” é dedicada a obras para o instrumento, desde solos a peças colaborativas e de câmara. As apresentações são diárias e levarão ao público obras de Chopin, Beethoven, Mozart, Bach e muitos outros.

Quando: de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, às 18h, na Sala Multiuso 2 da Scar.

Momento Springmann

Foto: divulgação/Femusc

Foto: divulgação/Femusc

O “Momento Springmann” também é uma série diária, mas que reserva a diversidade musical no Femusc. São obras de música de câmara incluindo professores, profissionais e alunos avançados. Neste evento podem ser ouvidos os participantes do programa de Quartetos de Cordas, e obras onde professores e participantes dividem o palco.

Quando: de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, às 19h, no Pequeno Teatro da Scar.

Recitais de Canto Lírico

Um momento em que o público poderá ter contato direto com o Canto Lírico. Serão espetáculos de ópera com árias, duetos, trios, quartetos, canções e música de câmara entre cantores participantes do programa de canto lírico do Femusc, entre eles muitos que já atuam como profissionais em óperas no Brasil e também de fora.

Quando: de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, às 19h, na Sala Multiuso 5 da Scar.

Recitais de Câmara

Pra quem ama a série “Grandes Concertos”, vai colocar os “Recitais de Câmara” na lista de favoritos do Femusc. A série é a principal vertente de apresentações do Programa Profissional do Femusc (Promusc), que músicos de orquestras profissionais no Brasil e de outros países.

Quando: de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, às 20h30, no Pequeno Teatro da Scar.

Concerto para Famílias

FEMUSC - 10º Festival de Música de Santa Catarina   Informações adicionais: O 10º Festival de Música de Santa Catarina - Femusc- ocorre de 18  a 31 de janeiro, no Centro Cultural de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Maior festival-escola da América Latina e um dos mais importantes eventos do mundo, reúne reúne cerca de 800 participantes representando 30 países. Deste total, 630 estudantes e 90 professores e regentes, integrados em uma programação de mais de 200 atividades entre concertos e apresentações em espaços alternativos. PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O 10º FEMUSC: Assessoria de Imprensa – (47) 3275-4377 / (47) 9268-5055 e (47) 9121-7469 / imprensa@femusc.com.br

Foto: Diego Redel

Este é um dos concertos mais aguardados pelo público, principalmente infantil. Integrando a série Concertos para Famílias, a Sinfonietta do Femusc, dirigida pelo maestro argentino Norberto Garcia, garante uma apresentação divertida com a sua “tropa” de músicos interestelares. Em seguida, acontece o Zoológico Musical que abre espaço para as crianças e famílias experimentarem os instrumentos que compõem as orquestras do Festival.

Quando: dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, às 10h, no Grande Teatro da Scar.

Concertos sociais

Não é só dentro da Sociedade Cultura Artística (Scar) que acontece o Femusc. A programação também se estende a vários concertos em diversos lugares da comunidade, como o Shopping, o Lar das Flores, igrejas e hospitais, além de ser levado a municípios da região. O público ainda tem a oportunidade de ver de perto o processo educacional dos mestres que formam o corpo docente do festival. Veja aqui como participar das aulas do Femusc.

Foto de capa: Arquivo OCP