9 gírias e expressões mais usadas pelos joinvilenses. Confira!

Foto Fábio Luciano Chaves

Por: Gabriel Junior

21/11/2017 - 10:11

Cada povo tem suas características e peculiaridades. Dentro do Brasil, cada região é diferente da outra, cada estado é único e cada cidade apresenta traços que as identificam. Em Joinville não podia ser diferente. Mesmo que certas coisas outras cidades catarinenses possam falar, ou fazer, em Joinville é mais marcante.

Maior município de Santa Catarina, a cidade das flores, dos príncipes, das bicicletas e da dança, possui uma cultura rica, formada pela grande diversidade de pessoas com as mais variadas origens e histórias. Veja algumas das gírias mais faladas em Joinville, também conhecida como a “Manchester Catarinense”:

1. Caixão pro Billy = É algo sem solução ou que deu errado.

2. Égua = A expressão pode ter vários sentidos, mas geralmente está ligada à admiração ou algo espantoso.

3. X-Pila = Também conhecido como X – 1 real, o lendário lanche que geralmente se assemelha a um X-salada, é aquele mais barato (e de boa qualidade) conhecido pelos joinvilenses.

4. Ideia de jerico = É sinônimo de burro (animal). Mas em Joinville a expressão se refere a alguém que teve alguma ideia ruim ou não muito inteligente.

5. Chuville = Envolve as palavras chuva e Joinville, e é um apelido criado pelos munícipes definindo uma das características da cidade devido ao elevado volume de chuvas.

6. ‘Capais’ = Algo muito inesperado ou algo que nunca vai acontecer no futuro

7. Zica = É a bicicleta

8. Tipo assim = Substitui a vírgula

9. Entica = Provoca

Além das gírias e expressões citadas, você conhece mais alguma? Conte para nós nos comentários desta publicação.