Versátil não só em relação ao ambiente em que pode ser utilizada, mas também na harmonização com diferentes materiais de construção, a técnica do cimento queimado tem sido muito escolhida pelos arquitetos brasileiros para projetos de casas nos últimos anos.

O resultado, obtido por uma mistura de areia, cimento e água preparada in loco, é uma alternativa de baixo custo que possui boa durabilidade quando se tem uma manutenção adequada e regular. O efeito tem se tornado tão procurado que também é possível encontrar porcelanatos e tintas com textura semelhante.

Reunimos aqui casas brasileiras com piso de cimento queimado. Confira:

Casa VPJC / Ar:Co Arquitetura Cooperativa | Foto: Eduardo Triboni

Nesta inspiração de projeto, o cimento queimado complementa a ideia rústica de todo o ambiente. Deixando o local com aspecto industrial clean.

Casa Vila Rica / BLOCO Arquitetos | Foto: Haruo Mikami

Residência Casa da Árvore / ARKITITO Arquitetura | Foto: Vivi Spaco

No projeto da Residência Casa da Árvore, o cimento queimado foi usado para criar contraste com as cores do móveis o que deixou o ambiente mais alegre e sofisticado.

Casa Escalada / Leo Romano | Foto Edgard César

Neste projeto, as formas cruas e tons sóbrios em contraste com o verde natural, deixaram o cimento queimado perfeito para complementar o design. O cimento encaixa de forma harmônica em decorações minimalistas.

Texto