Projeto retrata lado ‘sombrio’ das selfies no Memorial do Holocausto

Por: Elissandro Sutil

27/01/2017 - 14:01 - Atualizada em: 27/01/2017 - 14:04

Combinação da sigla Yolo ‘you only live once’, ou ‘você só vive uma vez’, expressão popular na internet – e a palavra Holocausto, em inglês, o projeto Yolocaust coloca em discussão as selfies feitas no Memorial do Holocausto em Berlim, na Alemanha.

Criado pelo israelita Shahak Shapira, que vive em Berlim desde os 14 anos, o site traz fotos tiradas no local que o autor encontrou nas redes sociais. Ao passar o cursor por cima delas, a cena muda. Shapira recriou os cenários com imagens de campos de concentração nazistas como plano de fundo das selfies.

O resultado é de arrepiar!

1484939569631

O autor e satirista, como ele mesmo se descreve, não usa a palavra ‘crítica’ em seu site, mas afirma que o projeto “explora a cultura comemorativa.” Em um pequeno FAQ, Shapira escreve: “- Então o que eu posso fazer ou não no Memorial do Holocusto? – Nenhum evento histórico se compara ao Holocausto. Depende de você escolher como vai se comportar num local de memória que marca a morte de 6 milhões de pessoas.”

Ao mesmo tempo, ele procura não pegar tão pesado assim. “O comportamento de algumas pessoas no local é realmente desrespeitoso. Mas as vítimas estão mortas, então elas provavelmente estão ocupadas fazendo coisas de gente morta em vez de se importar com isso”, escreve.

Veja as outras fotos:

Como ele não pediu autorização para usar as fotos, deixou um email (undouche.me@yolocaust.de – algo como me ‘desbabaqueie’ @yolocaust.de) para quem quiser que sua imagem seja removida do projeto.

Fonte: Estadão