Fundação Cultural Badesc recebe atividades gratuitas do Projeto Pintando Música | Foto Divulgação
Fundação Cultural Badesc recebe atividades gratuitas do Projeto Pintando Música | Foto Divulgação

 

Na semana de 3 a 7 de dezembro a Fundação Cultural Badesc recebe atividades gratuitas do Projeto Pintando Música. Desenvolvido por Hyran Favarin e Filipe Maliska, da Galatea Interactive, o aplicativo propicia experimentações de realidade virtual para fazer músicas de maneira criativa e divertida. Essas experiências diferenciadas acontecem das 15h às 19h.

O aplicativo utiliza um ambiente 360 graus que serve como um “papel em branco” para que as pessoas possam utilizar e executar músicas utilizando movimentos dos braços e os comandos dos controles. O pintor/compositor realiza suas pinceladas, da mesma forma que um instrumentista, ditando os parâmetros sonoros, como a frequência, o ataque e a amplitude. Os algoritmos consequentemente geram ao mesmo tempo a forma, tamanho e cor relativos a esse som. Ao final da experiência, o usuário fica em meio a um ambiente composto por ele.

Os desenvolvedores levaram em conta que o som é produzido quando algo vibra. Então, o corpo em vibração faz vibrar o meio ao seu redor. Essas vibrações no ar são chamadas ondas longitudinais em movimento, que podemos ouvir, mas não podemos ver.

No sábado, das 13h às 19h, será apresentada uma palestra sobre o projeto que é realizado através da Fundação Franklin Cascaes.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger