Quanto falta para o Parque Ambiental ficar pronto em Jaraguá do Sul?

Por: Elissandro Sutil

01/08/2017 - 18:08 - Atualizada em: 08/08/2017 - 14:38

Há pouco mais de um ano, o Instituto Jourdan e a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) entregaram um projeto muuito bacana de um parque ambiental que deve ser construído na cidade. A gente ficou super empolgado e ansioso, afinal, quem não quer ver Jaraguá cheia de parques pra galera curtir mais momentos ao ar livre? ~Meio que~ botando uma pressão, fomos atrás do pessoal dos projetos na prefa, querendo saber do andamento das obras e a quantas anda a entrega desse projetão (quem mandou deixar com água na boca, kkkk).

novo5

Se liga só nesse visual, galeres!

Por coincidência, o Instituto Jourdan estava justamente em processo de reparação do projeto, que havia ficado pronto nas últimas semanas… Vejam só como ficou a planta baixa do local:

Não dá pra ver muito, né? Então separamos a planta em duas partes… Confere com o zoom, logo abaixo tem as legendas pra vocês entenderem melhor o que vai ser construído lá:

1. Guarita e sanitários
2. Estacionamento
3. Lanchonete, sanitários e loja
4. Lagoa
5. Playground
15. Área para arquibancadas naturais
17. Área par teatro ao ar livre

6. Academia funcional
7. Academia ao ar livre
8. Campo de futebol
9. Tabelas de basquete
10. Deck
11. Bosque
12. Choupanas
13. Sanitários
14. Plataforma sobre a água
16. Área para novas quadras esportivas

Agora dá um look no terreno com essa imagem aérea que fizemos. O círculo vermelho marca o local onde o Centro de Inovação e o Centro Up! estão sendo construídos, ao lado de algumas outras empresas jaraguaenses. Logo depois das construções, começa o terreno que dará lugar ao parque (toda essa parte logo abaixo, cercada de árvores).

(Foto: Renan Reitz/Por Acaso)

O parque tem uma total de 210 mil metros quadrados, sendo que destes, 175 mil m² são de área de preservação ambiental. Os outros 35 mil m² serão usados para a implantação do parque. A estimativa é que a obra toda custe R$ 1,3 milhão.

O espaço fica no bairro Três Rios do Sul, próximo à BR 280, a pouco menos de cinco minutos do Centro Universitário Católica SC, Faculdade Senac e IFSC – Campus Geraldo Werninghaus. O acesso é feito pela Rua Cesare Valentini. Veja o mapa:

parque-ambiental-jaragua-endereço

Clique na imagem para abrir o Google Maps

O Centro de Inovação e o Centro Up!, que estão sendo construídos próximos ao terreno, são as peças chave e inspirações para a criação do parque. Mas o que tem a ver um parque no meio do Centro de Inovação da cidade? Segundo Luis Fernando Marcolla, diretor do Instituto Jourdan, tem tudo a ver!

“Quem conhece um pouquinho do que é o Vale do Silício vai entender melhor a ligação. A proposta é termos um lugar diferente para a população aproveitar, e, além disso, incentivar quem está ali no Centro, tendo um lugar tranquilo e bonito para esparecer e inspirar”, complementa.

Os espaços mais verdes (árvores), são as áreas preservadas do parque. (Foto Renan Reitz/Por Acaso)

Já do outro lado, onde a mata está mais fechada, a gente consegue ver um pontinho de água, que é uma nascente que encontra um pequeno riacho no terreno. A partir dali será aberta a grande lagoa prevista no projeto. (Foto Renan Reitz/Por Acaso)

Sobre a entrega
A intenção é que as obras de terraplanagem comecem agora no início de agosto, e será executada pela Secretaria de Obras. A continuação dos trabalhos vai contar com uma verba que o município pretende garantir junto do setor privado. A Prefeitura também vai buscar verba pública através de emendas parlamentares e programas dos governos estadual e federal.

“Gostaríamos de poder entregar o parque pronto, ou pelo menos para uso da população, no primeiro semestre de 2018, mas considerando que podem haver atrasos, estimo que uma obra dessa tenha duração de no mínimo um ano”, diz Marcolla.

Veja mais imagens do projeto:

Além de o próprio parque ser um local de preservação, o projeto também prevê o plantio de árvores nativas, com o objetivo de preservação de espécies daqui. Se liga nesse lista linda do que encontraremos por lá:

Ipê Amarelo, Palmeira-Real, Manacá da Serra, Jabuticabeira, Ipê Roxo, Pitangueira, Ipê Branco, Limoeiro Cravo, Goiabeira Vermelha, Goiabeira Branca, Aceroleira, Sibipiruna, Canafistula, Quaresmeira, Cerejeira do Rio Grande, Cedro Rosa e Pau D’alho.

—-

Como vai ser o Centro de Inovação

O Centro Up! ocupará uma área da Rua Cesare Valentini, e vai apoiar e abrigar empreendimentos inovadores derivados do projeto de pré-incubação, num trabalho em complemento ao que será feito no Centro de Inovação do próprio Instituto Jourdan.

05-up

Este é o projeto do Centro Up! que está em fase de construção lá em Três Rios do Sul

O local terá espaços destinados para laboratório, consultorias, orientações e capacitações gerenciais, além de infraestrutura operacional, administrativa e técnica.

maquete-site

O Centro de Inovação também está sendo construído quase em frente ao Centro Up!

Já o Centro de Inovação pretende promover um elo entre as demandas do mercado e as empresas por meio do conhecimento produzido nas universidades, gerando valor e potencializando a economia de Santa Catarina. O empreendimento está localizado em uma área de geração de conhecimento que vai auxiliar no desenvolvimento de novos negócios.

Essas estruturas vão trabalhar focadas em três objetivos principais: como centro de pesquisa, condomínio de empresas e como incubadora permanente de empresas.