Projeto Leia Mulheres Joinville discute contos de Carmen Maria Machado neste mês

Encontro neste mês será no dia 27, na Biblioteca Pública de Joinville | Arte Divulgação

Por: Windson Prado

04/04/2019 - 08:04 - Atualizada em: 04/04/2019 - 08:39

No dia 27 de abril, o Leia Mulheres Joinville discute a obra “O corpo dela e outras farras” (2017), da escritora, ensaísta e crítica literária americana Carmen Maria Machado, finalista do National Book Award. A obra reúne oito histórias que tratam de alguma maneira do corpo feminino e das violências por ele sofridas, mesclando a literatura fantástica, o horror, a ficção científica, as fábulas e a literatura erótica.

O encontro do grupo – que tem como objetivo propor ações para inclusão da presença da mulher no mercado editorial –, acontece às 10h, na Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin.

Com caráter itinerante, o clube contempla, a cada mês, centros culturais e alternativos da cidade. A mediação é feita pela jornalista Marcela Güther. A entrada é gratuita.

Sobre o livro

Uma esposa se recusa a remover a fita verde de seu pescoço mesmo após súplicas de seu marido. Uma mulher relata seus encontros sexuais lentamente, como uma praga que consome a humanidade. Uma vendedora descobre algo terrível dentro das costuras dos vestidos de festa de uma loja. Uma cirurgia de redução de peso resulta em um hospedeiro indesejado. Ao mesmo tempo antiquado e sexy, estranho e mordaz, cômico e extremamente sério, “O corpo dela e outras farras” alterna uma violência brutal e o sentimento mais rebuscado. Em sua originalidade explosiva, essas histórias extrapolam as possibilidades da ficção contemporânea.

A escritora derruba as fronteiras arbitrárias entre realismo, ficção científica, comédia, horror, fantasia e fábula. Nesta coletânea de contos provocativa, considerada um “Black Mirror feminista”, gêneros literários são desafiados em narrativas que mapeiam a realidade das vidas das mulheres e a violência a que são submetidos seus corpos.

Sobre o leia mulheres

O #LeiaMulheres é inspirado no #readwomen2014, projeto-manifesto criado pela escritora e ilustradora britânica Joanna Walsh. A ideia por trás da hashtag tem a ver com uma luta cada vez mais compartilhada de empoderar mulheres escritoras que sobrevivem a um mercado editorial com preponderância de vozes masculinas.

No Brasil, o movimento, criado em São Paulo há quatro anos, já abrange mais de 100 cidades, sendo seis catarinenses: além de Joinville, há clubes de leitura de autoras em Florianópolis, Blumenau, Lages, Balneário Camboriú e São José.

Grupo do Leia Mulheres Joinville no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/leiamulheresjoinville

Página do Instagram do Leia Mulheres Joinville:

https://www.instagram.com/leiamulheresjoinville/

Quer receber as notícias no WhatsApp?