Aproximar as famílias onde os filhos ou parentes estudam na rede municipal de Florianópolis  é um dos grandes desafios da educação. É necessário um diálogo de diretores e professores com pais ou  outros  responsáveis pelas crianças e adolescentes  para que o ensino-aprendizagem tenha mais eficácia e o que o ambiente escolar torne-se mais prazeroso.

Projeto une família e escola em Florianópolis | Foto Divulgação | PMF

Dentre as ações que visam esse objetivo está o projeto “É por meio do outro que o mundo começa”, que ocorre simultaneamente na Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, e no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Doralice Maria Dias, na Vargem do Bom Jesus.

O projeto foi elaborado pela professora Maria das Neves Linhares Prujansky, que trabalha nas duas unidades. A iniciativa promove eventos com apresentações artísticas de música, dança e contação de histórias para as crianças e as famílias.

Nesta quinta-feira, 5,  patrocinado pelo SESC, será dia de espetáculo no NEIM Doralice Maria Dias  com a contação da história Joãozinho e a Grande Invenção, com o grupo  Atrapatrupe.

Projeto une família e escola em Florianópolis | Foto Divulgação | PMF

Para resolver o problema da falta de alimento dos seres que vivem embaixo da terrinha preta, o adubo, Joãozinho viaja em um saco de lixo e sobrevoa o planeta Terra.  O fim desta história é um novo começo para o homem e a natureza, pois é construído em cena uma minicomposteira em  garrafa pet transparente.  No NEIM  há 268 crianças matriculadas.

No sábado, dia 7, durante a Festa da Família da Escola Albertina Madalena Dias , o mágico Éverton de Lima Osório irá proporcionar um momento de diversão e aprendizado para todos os presentes, às 13h20.  No estabelecimento de ensino existem  710 estudantes.

Projeto une família e escola em Florianópolis | Foto Divulgação | PMF

“Minha meta  dentro da educação sempre foi trazer os pais para dentro das escolas. Podemos envolver as famílias em diversas  atividades , enfatizando o diálogo dentro do ambiente escolar e estimulando o crescimento de todos”, explica a professora Neves, como é conhecida.

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, avalia que o projeto tira os estudantes da rotina. Além disso, proporciona momentos de alegria e descontração dos familiares  com a criançada. “É um projeto muito gratificante  para a comunidade escolar”.

Circo, voz e violão

Recentemente, a Escola Albertina recebeu duas apresentações especiais. O mágico Éverton de Lima Osório e o palhaço Gabriel, o “Mister Pateta”, foram responsáveis por um espetáculo circense que divertiu a plateia e incentivou alunos, famílias e professores em suas curiosidades.

A segunda apresentação contou com  Antônio Pecci Filho, o Toquinho, na voz, e o professor de música da Universidade do Estado de Santa Catarina Rafael Dias , no violão. O show foi uma ferramenta valiosa com o propósito de despertar nos alunos e seus familiares a habilidade de ouvir, sentir e apreciar uma boa música.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?