Projeto Dito Efeito Literário estimula a leitura de forma criativa e múltipla

Projeto foi idealizado pela bibliotecária Karin Vanelli | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

03/04/2020 - 12:04 - Atualizada em: 03/04/2020 - 12:21

Biblioterapia! Você conhece? É o uso do livro e leitura como recursos de autocuidado. Este é um dos objetivos do projeto Dito Efeito Literário, canal de vídeos no YouTube e episódios de podcast idealizado pela bibliotecária Karin Vanelli e promovido pela Coordenadoria de Cultura da Pro Reitoria de Extensão Cultura e Comunidade da Udesc.

Inspirada nesta quarentena, Karin começou a produzir uma série especial de vídeos ainda mais curtinhos com declamação de poesias, narração de histórias e reflexões, que contribuem para manutenção da saúde mental, tão desafiada em tempos de isolamento social físico e, mais que isso, estimula a criação de repertório sensível para lidar com mudanças e adversidades.

O projeto já contava com uma produção de vídeos semanais, abordando a leitura de um livro específico. “É senso comum que o hábito da leitura eleva o desempenho acadêmico, e ele vem sendo estudado como propulsor da criatividade”, afirma.

Foto Divulgação

Diferentes universos

Em cada episódio são levantadas informações biográficas, históricas e psicossociais, bem como são compartilhadas as impressões sensíveis sobre a leitura, por meio das quais o leitor é levado a diferentes universos.

Convidados agregam outros olhares sobre a mesma obra nos episódios de podcast, disponíveis na web pela Anchor, e em streamings como Spotify e nas principais redes de podcast, além de ser veiculado na Rádio Udesc 100.1 FM às segundas e terças-feiras, sempre às 20h e 23h respectivamente.

Acesse

 

 

Foto Studio OCP

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp